Professora e estudante do PPGECT participam de simpósio internacional na Colômbia

29/05/2023 09:42

Entre os dias 24 e 26 de maio a professora Suzani Cassiani e o doutorando Michel Soares Caurio participaram do I Simpósio Internacional: Educación en Biología y construcción de ciudadanías, realizado na cidade de Bogotá, Colômbia. O evento se constituiu como um espaço acadêmico que permite problematizar sobre as finalidades do ensino de ciências e biologia nos diversos contextos educativos e sua relação com a formação de cidadãos críticos e participativos, conhecedores da diversidade epistêmica e cultural da América Latina.

O evento, organizado pela Universidade Pedagógica Nacional – UPN e pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas ocorreu na modalidade presencial e online, com as conferências sendo transmitidas pelo Youtube.

Conferência “Desafíos y perspectivas de la investigación en Educación en Ciencias y la construcción de ciudadanías latino-americanas” da professora Suzani Cassiani através do Youtube.

Conferência “Tejiendo caminos para comprender la enseñanza de las Ciencias y Biología desde la perspectiva de formación ciudadana” do doutorando Michel Soares Caurio através do Youtube.

O evento faz parte de um projeto internacional intitulado “Educación en Biología y construcción de ciudadanías: una perspectiva latino-americana” que vem sendo desenvolvido desde 2019 com cinco países da América Latina: Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. Participam do projeto de investigação:

Brasil – Universidade Federal de Santa Catarina (Profa. Dra. Suzani Cassiani)

Chile – Universidad Santo Tomás (Prof. Dr. Eduardo Ravanal)

Colômbia – Universidade Distrital Francisco José de Caldas (Prof. Dr. Guillermo Fonseca Amaya) e Universidade Pedagógica Nacional (Profa. Dra. Sandra Ximena Ibáñez Córdoba)

México – Centro de Investigación y Estudios Avanzados del IPN CINESTAV (Prof. Dr. Gonzalo Peñaloza)

Peru – Universidad San Agustín de Arequipa (Prof. Dr. Osbaldo Turpo Gebera)

No âmbito da UFSC participam do projeto internacional o grupo de pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação – DiCiTE, composto por estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado do PPGECT e professores do Centro de Ciências da Educação – CED e do PPGECT.