Livros e publicações

Últimos lançamentos dos principais livros com circulação aberta publicados por docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.

» Comunidade do PPGECT no Repositório da UFSC

Matemática do ensino: Alguns ensaios (PDF) – GHEMAT-SC

Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semiocognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval – parte 2 (PDF) – GPEEM

Mandacaru Volume 2 número 1 (PDF)

Gráficos e equações: abordagem global qualitativa segundo Raymond Duval (PDF) – GPEEM

Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semiocognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval (PDF) – GPEEM

(Com)TEXTOS III: Diálogos de Ensino para a Educação Científica e Tecnológica (PDF)

(Com)TEXTOS II: Reflexão e ação no fazer pedagógico da Educação Científica e Tecnológica (PDF)

(Com)TEXTOS II: Reflexão e ação no fazer pedagógico da Educação Científica e Tecnológica (EPUB)

Alayde Ferreira, Glaucia de Sousa Moreno, Jéssica Ignácio de Souza e Victor Augusto Bianchetti

Regra dos sinais: saga e implicações didáticas

Selma Felisbino Hillesheim; Méricles Thadeu Moretti

CIÊNCIAS, SEUS TEXTOS E LINGUAGENS: ensaios sobre circulação e textualização de conhecimentos científicos e matemáticos

Henrique César da Silva (Orgs.)

Fundamentos Epistemológicos da Educação Científica e Tecnológica: leituras e reflexões

Luiz O.Q.Peduzzi, Jussara Brigo, Erica O. Gonçalves e Samuel Urban (orgs)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (PPGECT): CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA E ENSINO

José Francisco Custódio, David Antonio da Costa, Claudia Regina Flores e Regina Célia Grando (orgs)

Resistir, (Re)existir e (Re)inventar a Educação Científica e Tecnológica

Suzani Cassiani e Irlan Von Linsingen (orgs)

“…cada artigo se abre com um roteiro onde autoras(es) expressam suas compreensões, quais sejam: 1) Sou …, 2) Acredito que a educação científica e tecnológica (ECT) promoverá justiça cognitiva, étnico-racial e democrática quando…, 3) Minha máxima para promover discursos sobre uma ECT libertadora …, 4) Pessoas do cone Sul global que merecem ser ouvidas, percebidas, incentivadas, permitidas, autorizadas, legitimadas, pensadas na autoria de discursos para uma ECT libertadora…, e, 5) assim, apresento-lhes nas próximas páginas meu discurso da ciência e da tecnologia na educação… As(os) quinze autoras(es) expressam a partir de seus diferentes objetos de estudos a relação entre decolonialidade e: os conteúdos sobre genética presentes nos livros didáticos e a sua forma de disposição e representação; a literatura; a relação com a produção de conhecimentos na prática da orientação acadêmica a alimentação; o ensino de biologia; as transidentidades e a cisgenenridade; a formação acadêmica e as experiências de codocência, a formação docente; as ciências naturais e ancestralidades; o racismo ambiental; a tecnologia social.”

Aplicações matemáticas com tecnologias de informação e comunicação: cooperação entre UFSC, IFSC e UMINHO

Méricles Thadeu Moretti e Lisani Geni Wachholz Coan

“A presente obra volta o olhar para o aspecto da práxis docente de modo que os resultados de experiências vivenciadas em sala de aula e de objetos de pesquisa, fortaleçam a formação continuada de professores da Educação Matemática.”

Prática como Componente Curricular: que novidade é essa 15 anos depois

Adriana Mohr e Hamilton de Godoy Wielewicki

Este livro ambiciona ser um convite à reflexão sobre a formação de professores, tendo como fio condutor a discussão sobre a Prática como Componente Curricular (PCC). A obra nasce de nossa atividade profissional em cursos de licenciatura e da atuação como pesquisadores sobre o tema formação de professores. Nesses âmbitos, via de regra, constatamos que a PCC apesar de já ser adolescente é ainda pouco reconhecida e compreendida. Atuamos de 2014 a 2015 no Projeto Prodocência, da CAPES, cujos objetivos1 focavam-se na produção, na sistematização e na divulgação de conhecimentos e experiências relacionadas ao aperfeiçoamento da formação docente. Vislumbramos então rica oportunidade de compilar e articular em um volume, algumas das excelentes investigações já realizadas sobre o tema PCC”

II Colóquio internacional tendências contemporâneas da comunidade científica: desafios e perspectivas

Carlos Alberto MarquesReinaldo Guilherme Bechler e Silvania Sousa do Nascimento

Ensino de Física com TDIC

Jose Andre Peres Angotti

Este texto, Livro Digital ENSINO DE FÍSICA COM TDIC1 – LDgEFTDIC, inicialmente publicado em português e, no futuro, assim esperamos, também em espanhol, é dedicado ao coletivo docente de Física, em exercício e em formação, no Brasil e em demais países ibero-americanos, e em outros, situados em todos os continentes, onde há docentes falantes destas línguas, com destaque para as ex-colônias portuguesas e espanholas. O livro digital é mais uma produção acadêmica comprometida com a formação profissional e a prática docente de professores de Física, inicial e continuada, presencial e a distância, e poderá ser utilizado tanto na dimensão formativa como na profissional pelos colegas que atuam no Ensino Médio e no Ensino Fundamental de escolas públicas, fundacionais e particulares. Este material também poderá ser apropriado pelos colegas docentes de disciplinas integradoras de cursos de licenciatura em Física (e das ciências afins) do Brasil e de outros países, sempre com as devidas adaptações circunstanciais e conjunturais.”

Anota aí – pequenas crônicas sobre grandes questões da vida escolar

Walter Antonio Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira

“Escrevemos este livro para alertar o leitor de que um curso superior significa muito mais do que obter um diploma. Cumprir currículos, assistir a aulas, realizar provas, fazer “tudo-que-o-seu-mestre-mandar”, passivamente, aguardando ansiosamente pelo dia da formatura não é, nem nunca foi, cursar uma universidade.”

Introdução à Engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos – 3ª edição

Walter Antonio Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira

“Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos é um texto que busca facilitar o embarque na carreira de engenharia, abreviar o tempo de adaptação no curso, mostrar as possibilidades e os encantos da profissão.”

Conversando sobre Educação Tecnológica

Walter Antonio Bazzo

Sem dúvida, o projeto do NEPET segue acanhado em alguns pontos e ambicioso em outros.  São asquestões de sempre.  Nada de novo! É o eterno retorno do mesmo, como diria Nietzsche.  Por um lado, ele é despretencioso, porque os principais eixos articuladores da discussão sobre a educação tecnológica que estão sendo esmiuçados pelo Núcleo já foram, de certa maneira, destacados em alguns artigos produzidos pelos autores.  Por outro, é ambicioso na medida em que procura aglutinar as compreensões acerca da educação tecnológica e contribuir para o avanço e a solidificação da área naquilo que se refere à formação dos seres humanos, especialmente no tocante à docência e aos seus elementos constituitivos.  As temáticas tratadas, portanto, fazem parte das preocupações diárias de um  professor de tecnologia.  Elas dizem respeito ao seu cotidiano como profissional da educação, porém muitas vezes ignoradas – talvez pela falta de conhecimento desses profissionais nasciências humanas, talvez pela inexistência de material apropriado para encampar ou talvez pelas razões derivadas de suas vinculações/ inclinações político-ideológicas no campo científico.

Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da Educação Tecnológica

Walter Antonio Bazzo

“O leitor encontrará uma análise crítica do ensino tecnológico, com ênfase nas escolas de engenharia no Brasil, como uma contribuição do autor para a consolidação de uma política mais eficiente de formação do corpo docente, procurando analisar as conseqüências dessa situação, propondo atividades, leituras e inserções, e centrando-se na premissa básica de que o ensino de engenharia somente sofrerá alguma modificação consistente se a comunicação docente voltar-se para esse intento.”

Temas de História e Filosofia da Ciencia no Ensino

Luiz Orlando de Quadro PeduzziAndre Ferrer Pinto Martins e Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira Drummond

“O Projeto Ensino de Ciências e Cultura: revelando novas fronteiras, apoiado pelo Edital Casadinho do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq), tem estabelecido desde 2008 uma parceria entre pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio grande do Norte (PPGECNM-UFRN) e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT-UFSC). O programa da UFRN, avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com nota 4 no último triênio, tem recebido apoio do programa da UFSC, avaliado com nota 5, buscando a sua consolidação.”

Temas de Ensino e Formação de Professores de Ciências

Adriana MohrMárcia Gorette Lima da Silva e Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo

“O livro Temas de Ensino e Formação de Professores de Ciências, que com grande satisfação apresentamos, insere-se nas ações previstas pelo projeto Ensino de Ciências e Cultura: revelando novas fronteiras, financiado pelo Edital Casadinho do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq). O referido Projeto tem se apoiado, desde 2008, em uma parceria entre pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio grande do Norte (PPGECNM-UFRN) e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina PPGECT-UFSC). O programa da UFRN, em busca de sua consolidação, e avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com nota 4, no último triênio, tem recebido apoio do programa da UFSC, avaliado com nota 5.”

Olhares para o ENEM na Educação Científica e Tecnológica

Suzani CassianiHenrique César da Silva e Alice Helena Campos Pierson

Este livro é apenas um dos produtos de um trabalho que reuniu durante pouco mais de dois anos, cerca de 40 pessoas, entre docentes orientadores e formadores universitários, estudantes de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em Educação da UFSCar, em Ensino e História de Ciências da Terra da Unicamp e em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, estudantes em Iniciação Científica, a maioria de licenciaturas em Biologia, Física, Química e Geografia, e professores das redes públicas de ensino de diferentes cidades do Estado de São Paulo e de Santa Catarina, dos ensinos fundamental e médio. Todos reuniram-se para pensar, na diversidade, um objeto em comum: as questões do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.

Aprendizagem do Sistema de Numeração

Méricles Thadeu Moretti e Célia Finck Brandt

“Aprendizagem do Sistema de Numeração apresenta resultados de investigação sobre a compreensão do sistema de numeração decimal de origem indo-arábica (SND) por crianças de escolas estaduais dos Estados do Paraná e Santa Catarina, a partir da aplicação de um instrumento composto por tarefas e atividades, cujas respostas, obtidas por meio de entrevista clínica, constituíram registros videografados dos dados que foram submetidos à análise. Apresenta também um estudo que compreende a análise dos padrões de organização da palavra e do numeral arábico, que constituem registros de representação do número, e reúne alguns resultados de pesquisas que apontam a complexidade da aprendizagem, leitura e escrita de um sistema de numeração.”

A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e Portugal – contribuições para a história da educação matemática

Cláudia Regina Flores e Joseane Pinto de Arruda

“O presente livro apresenta uma amostra dos estudos da Matemática Moderna nas escolas brasileiras e portuguesas. Foram selecionados onze capítulos, todos inicialmente apresentados no VII Seminário Temático em Florianópolis, 2009. Os capítulos são provenientes dos resultados das investigações de pesquisadores do GHEMAT, versando sobre os modos de apropriação e circulação do ideário da matemática moderna e apresentando contribuições para o engajamento de um projeto educacional contemporâneo.”

Olhar, Saber, Representar – sobre a representação em perspectiva

Cláudia Regina Flores

Cenas de um Ensino de Desenho

Cláudia Regina Flores e Rosilene Beatriz Machado

“Este livro é fruto de trabalho de pesquisa desenvolvido junto ao PPGECT, e que traz contribuições para a educação matemática e científica acerca da disciplina de Desenho.”

Ensino de Ciências – fundamentos e métodos – 4ª edição

Demétrio DelizoicovJosé André Angotti e Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco

“Destinado aos docentes que atuam nos cursos de formação de Ciências da Natureza – Física, Química, Biologia e afins – e aos que lecionam a disciplina de Ciências na educação fundamental. O texto apresenta exemplos tanto de programação quanto de atividades de sala de aula.”

Faraday e Maxwell – luz sobre os campos

Frederico Firmo de Souza Cruz

“Faraday & Mawell. Luz sobre os Campos é o mais novo volume da coleção Imortais da Ciência sobre Michael Faraday e James Clerk Maxwell que transformaram o mundo ao nos revelar a união entre eletricidade e magnetismo, consideradas distintas e independentes durante milênios. Usando o gênero ficcional, seu autor, o físico Frederico Firmo de Souza Cruz da UFSC cativa o leitor desde suas primeiras páginas, ao transportá-lo para uma cidadezinha do interior do Brasil, onde folclóricos personagens revelarão sob o olhar atônito de seus habitantes, as idéias inovadoras desses dois cientistas. Einstein tinha uma foto de Faraday em seu escritório. Faraday, que cresceu na Inglaterra do início do século XIX em um mundo sem eletricidade, acreditava profundamente em uma conexão entre eletricidade e magnetismo. E o que Faraday descobriu no laboratório Maxwell interpretou brilhantemente através de sua matemática.”

Outras publicações

Pré-publicação Livro Digital: Metodologia e Prática de Ensino de Física

José André Peres Angotti

Temas de Historia e Filosofia da Ciencia no Ensino

Luiz O. Q. Peduzzi, André Ferrer P. Martins e Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira

A ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: Fatores que determinam sua constituição e suas características segundo pesquisadores brasileiros

Roberto Nardi

TEMAS DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Adriana Mohr, Márcia Gorette Lima da Silva e Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo