Nota de falecimento – Prof. José de Pinho Alves Filho

20/12/2022 17:19

O Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) comunica com pesar o falecimento do professor José de Pinho Alves Filho, ocorrido hoje, 20 de dezembro de 2023, em Florianópolis/SC.

Prof_Pinho.gif

Professor e pesquisador dedicado ao ensino de física e à educação científica e tecnológica, o professor Pinho ingressou como docente no Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina em 1976, se aposentando em 2018. Formado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Educação pela UFSC, doutor em Educação: Ensino de Ciências Naturais pela mesma universidade, fez pós-doutoramento na Universidade de Aveiro/Portugal. Foi docente fundador do PPGECT em 2002, tendo sido coordenador do programa de 2010 a 2012 e vice-coordenador entre 2004 e 2006 e 2006 e 2008.

Tio Pinho, como carinhosamente era chamado por grande parte das pessoas do seu círculo de amizade, foi um dos professores homenageados pela Sociedade de Física (SBF) durante a realização do XIX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), ocorrido em agosto do corrente ano, por todas as contribuições apresentadas à área. Um luso-brasileiro, de voz firme e seriedade descontraída, viveu intensamente a universidade e apaixonadamente a sua profissão de professor. Deixa-nos com muitas saudades.

velório e sepultamento será nesta quarta-feira, no Cemitério Jardim da Paz, das 09 às 13:30 horas.

A comunidade do PPGECT solidariza-se com a família, colegas, amigas e amigos e ex-alunas e ex-alunos do professor Jose de Pinho Alves Filho.