Nome do Docente
|
Temas de orientação (verifique no Edital do processo seletivo quais docentes estão ofertando vagas)
|
Adriana Mohr
|
Configurações curriculares da educação básica e superior e o Ensino de Ciências e de Biologia: análises críticas
Educação sobre temas de saúde e Ensino de Ciências e de Biologia: perspectivas contemporâneas.
|
André Ary Leonel
|
Integração e Implicações das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação docente e no Ensino de Física.
Formação docente e Ensino de Física na perspectiva da Educação em Direitos Humanos e da Educação para as Relações Étnico-Raciais.
Educação Inclusiva na formação docente e no Ensino de Física.
|
Andrea Brandão Lapa
|
Formação de professores para a educação para cidadania na cultura digital.
Metodologias participativas e colaborativas de pesquisa em educação.
|
Anelise Maria Regiani
|
Produção e/ ou análise de recursos didáticos de Química mediante a compreensão da Ciência como cultura multissensorial.
Educação especial em química na perspectiva da inclusão de estudantes com deficiência visual e/ou surdez.
Acessibilidade, inclusão e saberes tradicionais em Museus de Ciência e/ou em Espaços de Divulgação Científica.
|
Carlos Alberto Marques
|
Química e Sustentabilidade, Educação Ambiental e Climática, Química Verde
|
Carolina Fernandes
|
Formação de professores de Ciências da Natureza/Química para Educação Básica e Ensino superior; Políticas públicas educacionais.
Práticas de ensino e aprendizagem de Ciências/Química envolvendo questões contextuais.
|
Claudia Regina Flores
|
Arte, visualidade e métodos cartográficos na pesquisa em Educação Matemática;
Filosofias da experiência e do espaço na Educação Matemática;
História da Educação Matemática e racionalidades modernas.
|
David Antonio da Costa
|
Pesquisa no âmbito da História da educação matemática;
Pesquisa com Arquivos Pessoais de Professores de Matemática;
Pesquisa histórica dos saberes do ensino da matemática nas escolas profissionais técnicas.
|
Elizandro Maurício Brick
|
Práxis Ético Critica na Educação Popular/Educação do Campo/Permacultura.
Recursos Educacionais Abertos.
|
Everaldo Silveira
|
Abordagem crítica de materiais manipulativos no ensino e na aprendizagem de matemática.
Aproximações entre a Modelagem na Educação Matemática e a Cultura Maker.
|
Fábio Peres Gonçalves
|
O Ensino de Química/Ciências da Natureza e a formação de docentes apoiados em referenciais teórico-metodológicos progressistas, como o de Paulo Freire.
Abordagem do racismo no ensino e na formação de docentes de Química/Ciências da Natureza.
Educação Especial articulada com Ensino de Química/Ciências da Natureza e com a formação docentes Química/Ciências da Natureza.
Articulação entre Química/Ciências da Natureza e Literatura na educação básica e na formação docente.
|
Henrique César da Silva
|
Naturezas-culturas na Educação em Ciências;
Cosmopolíticas na Educação em Ciências;
Abordagens histórico-culturais na Educação em Ciências
|
Luiz Orlando de Quadro Peduzzi
|
História e filosofia da ciência e suas relações com o ensino de ciências/física
Natureza da ciência e ensino de ciências/física
Desenvolvimento de materiais e unidades de ensino com perspectiva histórico-epistemológica e conceitual
|
Marina Bazzo de Espíndola
|
Tecnologias Digitais (IA, plataformas, sistemas de gestão, sistemas de ensino digitais, recursos digitais, redes sociais) e Educação a partir da perspectiva crítica: políticas e implicações nos contextos educacionais.
Formação docente sobre TDIC a partir da perspectiva crítica e dos estudos da mídia- educação.
Movimentos sociais e as tecnologias digitais: Perspectivas e experiências.
|
Méricles Thadeu Moretti
|
Semiótica e aprendizagem matemática.
|
Patricia Montanari Giraldi
|
Linguagens (leitura, escrita) e educação em ciências.
Decolonialidade e educação em ciências.
|
Regina Célia Grando
|
Identidade e desenvolvimento profissional de professores e professoras que ensinam matemática.
Práticas letivas de ensino e de aprendizagem em matemática escolar.
|
Rodrigo Diego de Souza
|
Fundamentos filosóficos, epistemológicos e políticos da/na Educação em Ciências.
Políticas Educacionais e Curriculares no Ensino de Ciências e Biologia.
Políticas de Formação de Professores de Ciências e Biologia.
Relações e Condições de Trabalho dos Professores de Ciências e Biologia.
A disciplina escolar Biologia e a Reforma do Ensino Médio.
|
Roseline Beatriz Strieder
|
Relações entre ciência, tecnologia, sociedade na educação científica formal e não formal.
|
Rosilene Beatriz Machado
|
Filosofia da linguagem e Educação Matemática
Educação de surdos, filosofia da linguagem e Educação Matemática
Educação de cegos, filosofia da linguagem e Educação Matemática
|
Suzani Cassiani
|
Decolonialidade na Educação em Ciências, Formação de Professores, Linguagens e Educação em Ciências
|
Tanise Paula Novello
|
Tecnologias Digitais na Educação: uso da inteligência artificial; formação de professores; recursos digitais.
Educação em Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: políticas públicas e currículo de Ciências; práticas metodológicas no ensino de Ciências, formação de professores.
Educação Ambiental: formação de professores e práticas pedagógicas.
|
Tatiana da Silva
|
Investigações relacionadas ao ensino e aprendizagem de ciências/física ou à formação de professores voltadas para a inserção das TDICs nesses processos.
|