Temas de orientação dos docentes

Nome do Docente

Temas de orientação (verifique no Edital do processo seletivo quais docentes estão ofertando vagas)

Adriana Mohr

Configurações curriculares da educação básica e superior e o Ensino de Ciências e de Biologia: análises críticas

Educação sobre temas de saúde e Ensino de Ciências e de Biologia: perspectivas contemporâneas.

André Ary Leonel

Integração e Implicações das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação docente e no Ensino de Física.

Formação docente e Ensino de Física na perspectiva da Educação em Direitos Humanos e da Educação para as Relações Étnico-Raciais.

Educação Inclusiva na formação docente e no Ensino de Física.

Andrea Brandão Lapa

Formação de professores para a educação para cidadania na cultura digital.

Metodologias participativas e colaborativas de pesquisa em educação.

Anelise Maria Regiani

Produção e/ ou análise de recursos didáticos de Química mediante a compreensão da Ciência como cultura multissensorial.

Educação especial em química na perspectiva da inclusão de estudantes com deficiência visual e/ou surdez.

Acessibilidade, inclusão e saberes tradicionais em Museus de Ciência e/ou em Espaços de Divulgação Científica.

Carlos Alberto Marques

Química e Sustentabilidade, Educação Ambiental e Climática, Química Verde

Carolina Fernandes

Formação de professores de Ciências da Natureza/Química para Educação Básica e Ensino superior; Políticas públicas educacionais.

Práticas de ensino e aprendizagem de Ciências/Química envolvendo questões contextuais.

Claudia Regina Flores

Arte, visualidade e métodos cartográficos na pesquisa em Educação Matemática;

Filosofias da experiência e do espaço na Educação Matemática;

História da Educação Matemática e racionalidades modernas.

David Antonio da Costa

Pesquisa no âmbito da História da educação matemática;

Pesquisa com Arquivos Pessoais de Professores de Matemática;

Pesquisa histórica dos saberes do ensino da matemática nas escolas profissionais técnicas.

Elizandro Maurício Brick

Práxis Ético Critica na Educação Popular/Educação do Campo/Permacultura.

Recursos Educacionais Abertos.

Everaldo Silveira

Abordagem crítica de materiais manipulativos no ensino e na aprendizagem de matemática.

Aproximações entre a Modelagem na Educação Matemática e a Cultura Maker.

Fábio Peres Gonçalves

O Ensino de Química/Ciências da Natureza e a formação de docentes apoiados em referenciais teórico-metodológicos progressistas, como o de Paulo Freire.

Abordagem do racismo no ensino e na formação de docentes de Química/Ciências da Natureza.

Educação Especial articulada com Ensino de Química/Ciências da Natureza e com a formação docentes Química/Ciências da Natureza.

Articulação entre Química/Ciências da Natureza e Literatura na educação básica e na formação docente.

Henrique César da Silva

Naturezas-culturas na Educação em Ciências;

Cosmopolíticas na Educação em Ciências;

Abordagens histórico-culturais na Educação em Ciências

Luiz Orlando de Quadro Peduzzi

História e filosofia da ciência e suas relações com o ensino de ciências/física

Natureza da ciência e ensino de ciências/física

Desenvolvimento de materiais e unidades de ensino com perspectiva histórico-epistemológica e conceitual

Marina Bazzo de Espíndola

Tecnologias Digitais (IA, plataformas, sistemas de gestão, sistemas de ensino digitais, recursos digitais, redes sociais) e Educação a partir da perspectiva crítica: políticas e implicações nos contextos educacionais.

Formação docente sobre TDIC a partir da perspectiva crítica e dos estudos da mídia- educação.

Movimentos sociais e as tecnologias digitais: Perspectivas e experiências.

Méricles Thadeu Moretti

Semiótica e aprendizagem matemática.

Patricia Montanari Giraldi

Linguagens (leitura, escrita) e educação em ciências.

Decolonialidade e educação em ciências.

Regina Célia Grando

Identidade e desenvolvimento profissional de professores e professoras que ensinam matemática.

Práticas letivas de ensino e de aprendizagem em matemática escolar.

Rodrigo Diego de Souza

Fundamentos filosóficos, epistemológicos e políticos da/na Educação em Ciências.

Políticas Educacionais e Curriculares no Ensino de Ciências e Biologia.

Políticas de Formação de Professores de Ciências e Biologia.

Relações e Condições de Trabalho dos Professores de Ciências e Biologia.

A disciplina escolar Biologia e a Reforma do Ensino Médio.

Roseline Beatriz Strieder

Relações entre ciência, tecnologia, sociedade na educação científica formal e não formal.

Rosilene Beatriz Machado

Filosofia da linguagem e Educação Matemática

Educação de surdos, filosofia da linguagem e Educação Matemática

Educação de cegos, filosofia da linguagem e Educação Matemática

Suzani Cassiani

Decolonialidade na Educação em Ciências, Formação de Professores, Linguagens e Educação em Ciências

Tanise Paula Novello

Tecnologias Digitais na Educação: uso da inteligência artificial; formação de professores; recursos digitais.

Educação em Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: políticas públicas e currículo de Ciências; práticas metodológicas no ensino de Ciências, formação de professores.

Educação Ambiental: formação de professores e práticas pedagógicas.

Tatiana da Silva

Investigações relacionadas ao ensino e aprendizagem de ciências/física ou à formação de professores voltadas para a inserção das TDICs nesses processos.