Impactos do PPGECT
O PPGECT tem como objetivo a formação de pessoal de alto nível, comprometido com o avanço do conhecimento e da inovação, para o exercício do ensino, da pesquisa e extensão acadêmicas, e de outras atividades profissionais, assumindo como objetivos específicos:
I- formar mestres e doutores comprometidos com a investigação, a construção e a difusão do conhecimento em Educação Científica e Tecnológica para o exercício do ensino, da pesquisa, da extensão e das atividades profissionais em instituições de ensino de todos os níveis de escolaridade e em outros campos onde sejam possíveis trabalhos em Educação Científica e Tecnológica;
II- estimular e enriquecer a produção e a socialização do conhecimento no campo da Educação Científica e Tecnológica, através de publicações científicas e outras formas de divulgação;
III- contribuir para a inserção da Educação Científica e Tecnológica em todos os espaços da educação formal e não formal, bem como para sua reflexão contínua e crítica.
A missão do PPGECT, em seu planejamento estratégico é a de “Produzir e difundir conhecimento em Educação Científica e Tecnológica por meio da pesquisa, formando pesquisadores com excelência acadêmica e responsabilidade ético-social”, buscando-se ser referência nacional e internacional na pesquisa, na formação e nas práticas em Educação Científica e Tecnológica.
O perfil de nossos egressos consiste em pesquisadores de excelência em Educação Científica e Tecnológica, em nível de mestrado e doutorado, para atuação em instituições de pesquisa e de ensino no Brasil e no exterior.
Apresentam-se os impactos do PPGECT, os quais foram selecionados pela Comissão Sucupira a partir da história do programa, dos dados do impacto das produções e informações enviadas por docentes, discentes, egressos e secretaria do programa:
– Prêmio CAPES de Tese 2017 da área de ENSINO e o PRÊMIO ESPECIAL DA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS.
A egressa do doutorado, LEILA CRISTINA AOYAMA BARBOSA SOUZA, recebeu o Prêmio CAPES de Tese 2017 da área de ENSINO e o PRÊMIO ESPECIAL DA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS, em cerimônia realizada no dia 7 dezembro, em Brasília, pela tese “A PROBLEMATIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA: REFLEXÕES PARA O ENFRENTAMENTO DA RACIONALIDADE INSTRUMENTAL A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA”, defendida no PPGECT no ano de 2016, sob a orientação do professor Carlos Alberto Marques. Link: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/premios/premio-capes-de-tese/teses-premiadas/teses-premiadas-em-2017
A Cooperação Internacional Sul-Sul entre a PPGECT/UFSC e a UNTL/Timor-Leste
A cooperação entre a UFSC e o Timor-Leste ocorre há mais de 15 anos. O protagonismo do PPGECT emerge da atuação das professoras Suzani Cassiani, Patrícia Giraldi e Irlan Von Linsingen, coordenando diferentes projetos que foram realizados desde 2009, bem como, na recepção de estudantes timorenses no PPGECT para realizar graduação e pós-graduação. Vale ressaltar que as dissertações e teses produzidas no PPGECT por estudantes brasileiros, a partir de reflexões sobre o Timor-Leste, aprofundaram esta cooperação internacional Sul-Sul.
Relatórios e produções oriundas deste programa estão disponíveis no site: https://pqlp.ufsc.br/
– Projeto de Implementação de um curso Regular de Mestrado em Educação na FEAH/UNTL, em desenvolvimento desde 2023;
– Criação e implementação de Revista Científica de Educação da FEAH: Revista de Educação Sândalo, disponível em https://revistasandalo.com/index.php/revista
– Dentre as ações junto ao Timor-Leste, no ano de 2024, foi elaborado e aprovado, por meio do edital da CAPES, a proposta de um Doutorado Interinstitucional do PPGECT/UFSC na FEAH/UNTL, o que evidencia que a cooperação e as ações de internacionalização do PPGECT estão consolidadas, e que desde 2009 foram sendo ampliadas com a participação ampla de docentes e discentes do PPGECT.
PRINT/CAPES/UFSC REPOSITÓRIO DE PRÁTICAS INTERCULTURAIS: proposições para Pedagogias Decoloniais
No âmbito do edital nº. 41/2017 Programa Institucional de Internacionalização – CAPES-PRINT, e do EDITAL CONJUNTO CG-PRINT/UFSC nº. 01/2018/PROPG/PROPESQ do
Programa Institucional de Internacionalização – CAPES-PRINT/UFSC, o PPGECT e a professora do PPGECT Patrícia Montanari Giraldi, coordenou o subprojeto Repositório de Práticas Interculturais (REPI).
O eixo suleador do projeto consistiu na construção de saberes e práticas interculturais que tratem dos efeitos de colonialidade e saídas emancipadoras para essa problemática, com vistas à construção de um repositório online multilíngue nesse link: https://repi.ufsc.br/
Programa de Qualificação em Docência e Ensino da Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQDELP/CAPES): Sob a coordenação pedagógica nacional dos professores Suzani Cassiani e Irlan Von Linsingen, ambos docentes permanentes do PPGECT. Além dessa responsabilidade, os docentes também foram encarregados da seleção dos bolsistas enviados em missão ao Timor-Leste. No âmbito desse programa, o PPGECT matriculou cinco estudantes timorenses no curso de mestrado em 2013, um em 2014 e recebeu outro estudante por transferência de outro Programa de Pós-Graduação da UFSC. Todos esses alunos concluíram o mestrado em 2016 e, posteriormente, retornaram ao seu país de origem, onde passaram a atuar em diversas instituições de ensino e pesquisa.
Projeto de Cooperação Internacional CAPES-FCT/Portugal: Intitulado Educação Química na Perspectiva da Química Verde e da Sustentabilidade Ambiental, o projeto foi coordenado pelo professor Carlos Alberto Marques (MEN/CED/PPGECT/UFSC) e teve início em janeiro de 2011. Essa cooperação resultou em diversas missões de trabalho e estudo entre pesquisadores brasileiros e portugueses, além da realização de um pós-doutorado (2013) e de doutorados-sanduíche na Universidade do Porto, em 2014 e 2015. Como resultado do projeto, em 2014, com apoio do PPGECT, foi publicado um livro sobre Métricas em Química Verde, pela Editora da UFSC.
Projeto Novos Talentos (CAPES): Entre as iniciativas desse projeto, destaca-se o subprojeto Contribuições da Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática para a Formação de Professores e Alunos do Ensino Médio, coordenado pelo professor Méricles Thadeu Moretti (MTM/CFM/PPGECT), com subcoordenação de área (Biologia, Física, Química) de outros quatro docentes do PPGECT. O projeto envolveu, ainda, 14 discentes do Programa e beneficiou sete escolas de ensino fundamental e médio na região metropolitana de Florianópolis.
Doutorados Interinstitucionais (DINTER)
2007-2013: Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Educação e Educação Científica e Tecnológica, realizado em parceria com quatro Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina: Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) – campus Joaçaba/Concórdia e Unoesc – campus Videira.
2015-2019: Doutorado Interinstitucional (DINTER) com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), financiado pela CAPES. O projeto contou com recursos para diárias de docentes, participação em eventos, passagens, despesas com locomoção e bolsas para os 13 doutorandos, que realizaram um período de estudos de um ano na sede do PPGECT, em Florianópolis.
2020-2024: Doutorado Interinstitucional (DINTER) em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC). O curso de doutorado DINTER objeto do convênio teve por metas: 1. A formação, em nível de doutorado, de até 15 (quinze) docentes efetivos que atuam no IFC; 2. A inserção dos doutores formados no DINTER nos atuais e futuros cursos de pós-graduação stricto sensu do IFC; 3. Qualificar, diversificar e ampliar os grupos de pesquisas do IFC no DGP-CNPQ; 4. Contribuir com o desenvolvimento regional no estado de Santa Catarina, por meio da qualificação de docentes do interior do estado e que atuam em cursos de qualificação de professores do ensino fundamental em suas regiões. Nesse sentido, o curso objetivou: 1 Formar doutores de alto nível, comprometidos com o avanço do conhecimento para o exercício, especialmente, da pesquisa e do ensino em nível de pós-graduação; 2. Estimular a produção e a socialização do conhecimento no campo da educação e da educação científica e tecnológica; 3. Contribuir para uma reflexão contínua e crítica dos processos educativos voltados à formação dos profissionais da Educação e da Educação Científica e Tecnológica.
2025-2028: Doutorado Interinstitucional Internacional (Dinter) em parceria com a Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL). Dentre as ações junto ao Timor-Leste, no ano de 2024, foi elaborado e aprovado, por meio do edital da CAPES, a proposta de um Doutorado Interinstitucional do PPGECT/UFSC na FEAH/UNTL, o que evidencia que a cooperação e as ações de internacionalização do PPGECT estão consolidadas, e que desde 2009 foram sendo ampliadas com a participação ampla de docentes e discentes do PPGECT. A elaboração desse projeto Dinter ocorreu no ano de 2024, e no final desse mesmo ano foi realizada a seleção dos estudantes para o Dinter, com 15 vagas, conforme o edital Nº 13 /2024/PPGECT, para ingresso no período letivo de 2025-1, conforme é possível observar no site do PPGECT: https://ppgect.ufsc.br/selecaodinteruntl2025/ No site do PPGECT, no menu lateral esquerdo, há uma aba para a página específica do Dinter UNTL 2025, e no calendário acadêmico do PPGECT, disponível em https://ppgect.ufsc.br/calendario-2025/ também constam as datas das atividades vinculadas ao Dinter.
Projetos e Iniciativas de Cooperação Acadêmica
Programas Nacionais de Cooperação Acadêmica (PROCAD): O PPGECT participou de dois projetos no âmbito do PROCAD: um em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e outro com a Universidade Federal do Pará (UFPA), ambos desenvolvidos em conjunto com IES co-participantes – respectivamente, o Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF-UFRGS) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). O projeto foi concluído em 2012.
II Colóquio de Comunicação Científica: Intitulado Tendências Contemporâneas da Comunicação Científica: Perspectivas e Desafios, o evento foi realizado entre 1º e 3 de dezembro de 2014, reunindo cerca de 200 participantes, três conferencistas internacionais e 12 conferencistas nacionais. O colóquio contou com o apoio financeiro do CNPq, do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP/CAPES), da Diretoria de Divulgação Científica da UFMG e do PPGECT.
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ensino e Comunicação (INCT-ENSINO): O projeto Criatividade, Inovação e Tecnologias Digitais na Formação de Professores foi proposto pelo professor Marcelo de Carvalho Borba, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp – campus Rio Claro). O projeto foi recomendado para financiamento no âmbito da Chamada INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014 (Processo 465437/2014-1). No PPGECT, docentes participam do subprojeto Ensino/Aprendizagem de Ciências da Natureza com Docentes da Educação Básica Mediado por Tecnologias Digitais, coordenado pelo professor José André Peres Angotti.
II Seminário Internacional Elogio da Escola: O evento foi realizado em Florianópolis entre 24 e 26 de setembro de 2018, sob a coordenação da professora Cláudia Regina Flores. A organização ocorreu em parceria com professoras do Colégio de Aplicação da UFSC e da Faculdade de Educação (Faed) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
PRINT – Projeto de Internacionalização: O projeto Repositório de Práticas Interculturais: Proposições para as Pedagogias Decoloniais foi aprovado no âmbito do Programa CAPES-PRINT (https://ppgect.ufsc.br/capes-print/). A iniciativa prevê o intercâmbio de estudantes e docentes entre instituições brasileiras (Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Federal do Paraná) e internacionais (Universidade Nacional Larrosa’e, do Timor-Leste; University of New England, da Austrália; City University of New York, dos EUA; Universidad de Quilmes, da Argentina; e Universidad de Cádiz, da Espanha).
PROCAD – Formação e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática:
O projeto Rede de Formação e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: Uma Cooperação entre UFMA-UFAM-UFSC foi aprovado no âmbito da Chamada do Edital PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA NA AMAZÔNIA nº 21/2018 (PROCAD-CAPES). A iniciativa envolve três instituições: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na UFSC, o projeto conta com a participação dos professores do PPGECT: Prof. Carlos Alberto Marques, Profa. Cláudia Regina Flores, Prof. David Antônio da Costa (coordenador local) e Prof. José Francisco Custódio Filho. A vigência do projeto ocorreu até 2023.
Revista ALEXANDRIA: Revista em Ciências e Tecnologia
Trata-se de revista e publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica direcionada à disseminação de pesquisas em educação científica e tecnológica e Educação Matemática. A revista atualmente é avaliada pelo Qualis CAPES como A2. Mais informações disponíveis em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria
SEMANA DE INTEGRAÇÃO DISCENTE
As Semanas de Integração Discente (SIDECT) do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC, buscam promover a integração Discente do programa. A semana de integração acontece anualmente, de forma consolidada, na primeira semana do semestre, sendo organizada por discentes do programa e pela coordenação. As atividades são divididas em apresentação de seminários, palestras, mesas redondas, oficinas/minicursos. A SIDECT também é um espaço para oportunizar o compartilhamento de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no programa por pessoas dos Cursos de Mestrado e Doutorado. É nesse momento oportuno que o corpo discente pode expor os projetos que estão sendo desenvolvidos. Acreditamos que as discussões promovidas durante a SIDECT muito contribuem para a formação individual e coletiva. Seguem as edições realizadas:
I SEMANA DE INTEGRAÇÃO DISCENTE (I SIDECT), de 6 a 10 de março de 2017.
https://sidect.paginas.ufsc.br/eventos-anteriores
II SEMANA DE INTEGRAÇÃO DISCENTE (II SIDECT), de 26 de fevereiro a 2 de março de 2018.
https://sidect.paginas.ufsc.br/eventos-anteriores
III SEMANA DE INTEGRAÇÃO DISCENTE (III SIDECT), de 11 a 15 de março de 2019.
https://sidect.paginas.ufsc.br/eventos-anteriores
IV SEMANA DE INTEGRAÇÃO DISCENTE (IV SIDECT), 9 a 13 de março de 2020.
https://sidect.paginas.ufsc.br/eventos-anteriores
V SEMANA DE INTEGRAÇÃO DISCENTE (V SIDECT), 12 a 14 de abril de 2021.
https://sidect.paginas.ufsc.br/page/10/
VI SEMANA DE INTEGRAÇÃO DISCENTE (VI SIDECT), 18 a 20 de abril de 2022.
https://sidect.paginas.ufsc.br/page/7/
VII SEMANA DE INTEGRAÇÃO DISCENTE (VII SIDECT), 07 a 09 de março de 2023.
https://sidect.paginas.ufsc.br/page/4/
VIII SEMANA DE INTEGRAÇÃO DISCENTE (VIII SIDECT), 12 e 13 de março de 2024.
https://sidect.paginas.ufsc.br/page/2/
IX SEMANA DE INTEGRAÇÃO DISCENTE (VIII SIDECT), 11 a 14 de março de 2025.
https://sidect.paginas.ufsc.br/
Projeto Conexão Escola-Mundo: Espaços inovadores para a formação cidadã
O projeto Conexão Escola-Mundo desenvolve ações de inserção social, vinculadas ao PPGECT, pela atuação e participação dos professores do PPGECT: André Leonel, Marina Bazzo de Espíndola e Andrea Brandão Lapa. O projeto tem implicação direta na escola e na formação de professores, seja na proposta de uma metodologia de ação para educação em direitos humanos com Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), seja pelo estudo e acompanhamento do uso que crianças fazem de aplicativos educativos. O projeto foi construído e desenvolvido em rede, com as seguintes instituições parceiras: Teve como instituições parceiras, trabalhando em rede: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universitat de Barcelona/Espanha, Università Roma Tre/Italia, Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH), Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e UFSC.
Iniciado em 2018 e finalizado em 2023, o projeto contou com financiamento do CNPq, com apoio Capes e Fapesc) e envolveu missões de estudo e mobilidade de professores e estudantes (muitas com apoio Capes-Print/UFBA). Além disso, conta com livros, dois deles publicados pela Editora UFBA no Brasil em co-autoria das instituições parceiras, artigos, alguns deles no dossiê: Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para a formação cidadã, disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/issue/view/3117, já entre as ações, destacam-se os três seminários internacionais realizados no período de desenvolvimento do projeto:
– I Seminário Conexão Escola-Mundo: criação de espaços para a formação cidadã:
https://blog.ufba.br/conexaoescolamundo/2020/08/03/seminario-internacional-2018/
– II Seminário Conexão Escola-Mundo:
https://blog.ufba.br/conexaoescolamundo/wp-content/uploads/sites/47/2022/11/Programa_II-SemInternacional-2022.pdf
– III Seminário Conexão Escola-Mundo:
https://blog.ufba.br/conexaoescolamundo/seminario2024/
Para mais informações, acesse a página do projeto:
https://blog.ufba.br/conexaoescolamundo/
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) – 2017 na UFSC.
No período de 3 a 6 de julho de 2017, ocorreu o XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. A comissão organizadora local foi coordenada por docentes do PPGECT e com atuação expressiva de discentes e docentes do PPGECT em todas as frentes de atuação do evento. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. De acordo com o site da ABRAPEC (https://abrapec.com/enpec-edicoes-anteriores/). Participaram 1.474 pessoas, 343 docentes do ensino superior, 790 discentes de pós-graduação e 317 discentes de graduação e 24 não sócios à ABRAPEC.





