I Ciclo de Seminários

O I Ciclo de Seminários do PPGECT tem por objetivo reunir um conjunto de professores brasileiros para apresentar temáticas emergentes na pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. Espera-se com isso estreitar parcerias nacionais bem como fomentar as diversas perspectivas teóricas trabalhadas em nosso programa.

Atenção: para os seminários 5 e 6 haverá indicação de leitura. Portanto, é imprescindível a realização de inscrição.

Programação I Ciclo de Seminários PPGECT

1) Prof. Dr. Francisco de Assis Nascimento (UFSB) – 05/03 – 9:30h às 10:10h – Auditório CSE / Bl. D / Sala 117

Seminário: A cultura dos Super-Heróis e o Ensino de Ciências: uma questão de identidade

2) Prof. Dra Christiane Cunha Flor (UFJF) – 05/03 – 10:10h às 10:50h – Auditório CSE / Bl. D / Sala 117

Seminário: A Experiência Estética como uma possibilidade de Ver e Viver as Ciências

3) Prof. Dr. Celso Sánchez Pereira (UNIRIO) – 05/03/2020 – 10:50h às 11:30h – Auditório CSE / Bl. D / Sala 117

Seminário: Educação Ambiental desde el sur: Pedagogias insurgentes e Políticas de encantamento

Resumo: No cenário atual, em que a necropolítica avança sobre uma população cada vez mais desencantada, esse seminário propõe discutir alternativas insurgentes a partir de práticas pedagógicas decoloniais capazes de fazer emergir políticas de encantamento para enfrentamento urgente do colapso civilizatório imposto pela crise ecológica.

CANCELADO DEVIDO AO COVID-19: 4) Profa. Dra. Márcia Cristina da Costa Trindade Cyrino (UEL) – 16/03 – 14:00h – Auditório PPGECT – Sala CFMC06

Seminário: Identidade Profissional de professores que ensinam Matemática

Resumo: Nesse seminário pretende-se abordar o movimento de constituição da Identidade Profissional de Professores que Ensinam Matemática na formação inicial e continuada de professores. Desafios teóricos e metodológicos de investigações que tratam dessa temática.

CANCELADO DEVIDO AO COVID-19: 5) Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna (UFPR) e Prof. Dr. Antônio Miguel (UNICAMP) – 17/03 – 14:00h – Auditório PPGECT – Sala CFMC06

Seminário: Investigações Historiográficas a partir de Wittgeinstein

Resumo: O modo de Wittgenstein fazer filosofia apresenta desdobramentos metodológicos, éticos, estéticos, políticos, ideológicos e educacionais – dentre outros -, e nos leva a refletir sobre algumas possibilidades de desconstrução de fronteiras epistemológicas. Nesse seminário propomos pensar nos modos legitimados da produção de narrativas historiográficas e aventuramos possibilidades de uma historiografia inspirada no modo de Wittgenstein fazer filosofia. O que isso nos leva a questionar sobre a sociedade e o campo educacional?

INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA – Clique aqui

CANCELADO DEVIDO AO COVID-19: 6) Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna (UFPR) e Prof. Dr. Antônio Miguel (UNICAMP) – 18/03 – 9:00h – Auditório PPGECT – Sala CFMC06

Seminário: Investigações em Educação e Práticas Pedagógicas a partir de Wittgenstein

Resumo: Tomando como tema de fundo a questão do que pode ser entendido como “o social” a partir de Wittgenstein, neste seminário tem-se por objetivo problematizar as práticas pedagógicas para o – e no – tempo em que estamos vivendo.

INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA – Clique aqui

CANCELADO DEVIDO AO COVID-19: 7) Prof. Dr. Antonio Maurício Castanheira das Neves (CEFET/RJ) – 19/03 – 13:30h – Auditório PPGECT – Sala CFMC06

Seminário: O outro trabalhando com outros: Problematizar a questão do outro em educação

Resumo: Partindo da leitura de Paul Ricouer em “O si mesmo como um outro”, pretende-se trazer à tona a questão da alteridade e do outro em educação, utilizando-se a ideia de “mesmo” e sua influência no entendimento da construção social da identidade. Entendendo-se o outro como qualquer outro, todo outro, até mesmo os outros que habitam o Eu.

CANCELADO DEVIDO AO COVID-19: 8) Profa. Dra. Alice Alexandre Pagan (UFS) – 20/03 – 14:00h às 18:00h – Auditório PPGECT – Sala CFMC06

Seminário: Afetividade e o Ensino de Ciências: uma perspectiva transecofeminista

Resumo: O curso afetividade no Ensino de Ciências tratará de atividades teórico-práticas sobre elementos não racionais presentes no ensino e na aprendizagem sobre a natureza. Serão discutidos resultados de pesquisa desenvolvidas pela professora Alice Pagan na construção de uma linha de pesquisa sobre relações de Alteridade entre nossa espécie e as demais que habitam o planeta em uma perspectiva que visa a construção de um ensino de ciências mais feminino, empático e afetivo.

CANCELADO DEVIDO AO COVID-19: 9) Prof. Dr. Wagner R. Valente (UNIFESP) – 25/03 – 9:00h – Auditório PPGECT – Sala CFMC06

Seminário: História da Educação Matemática: História da Matemática na escola

Resumo: O seminário tem por objetivo divulgar resultados de investigações que vêm sendo obtidos com o desenvolvimento de projeto coletivo de pesquisa, cujo foco de estudos trata da matemática presente na formação de professores e no ensino. Serão abordados temas como: saber profissional do professor que ensina matemática, metodologia da pesquisa dos saberes profissionais, fontes de pesquisa, dentre outros.

CANCELADO DEVIDO AO COVID-19: 10) Profa. Dra. Eliane Teresinha Peres (UFPEL)  – 25/03 – 15:00h – Auditório PPGECT – Sala CFMC06

Seminário: Pesquisas com/em cadernos escolares

Resumo: O principal objetivo da apresentação é discutir a experiência de guarda, preservação e investigação com/sobre cadernos escolares feita pelo centro de memória e pesquisa Hisales (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares), da FaE/UFPel e apresentar algumas considerações sobre os ‘perigos e os fetiches’ do uso desse dispositivo como fonte e como objeto de investigação, bem como as possibilidades e os desafios na pesquisa com esse suporte da cultura escolar.

CANCELADO DEVIDO AO COVID-19: 11) Prof. Dr. Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira (UFPR) – 27/03 – 9:00h – Auditório PPGECT – Sala CFMC06

Seminário: A Educação em Ciências em direitos humanos: pelos caminhos de uma razão cordial

Resumo: O seminário buscará problematizar a formação de professores de ciências a partir da perspectiva de Educação em Direitos Humanos (EDH). Serão abordados aspectos como a (re)construção da identidade do professor(a) de ciências a partir das demandas que surgem nas Diretrizes Nacionais Curriculares para a formação inicial e continuada de Professores (BRASIL, 2015) – a qual prevê discussões tais como: questões étnico raciais, sexualidades, gênero, questões geracionais, de território e cultura, entre outras. Em seguida serão tecidas reflexões sobre a relação temas da EDH com os conteúdos conceituais e procedimentais característicos da Educação em Ciências. Por fim, será apresentado um relato de experiência de construção da série “Conteúdos Cordiais” e serão exemplificados, a partir dos capítulos, caminhos possíveis para a humanização das aulas de Química.

CANCELADO DEVIDO AO COVID-19: 12) Prof. Dr. Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira (UFPR) e Prof. Dr. André Ary Leonel (UFSC) – 27/03 – 14:00h – Auditório PPGECT – Sala CFMC06

Roda de conversa: O ensino de ciências na perspectiva dos direitos humanos

Resumo: Pretende-se abrir o diálogo sobre possibilidades e desafios da articulação educação em Ciências e educação em direitos humanos.

Atenciosamente,

Profa. Rosilene Beatriz Machado e Mônica Maria Kerscher

Comissão Organizadora