Edital UFSC ISPC

27/04/2018 07:56

Programa de Internacionalização e Formação de Recursos Humanos, em nível de Pós-Graduação, para o ano de 2018. As inscrições serão feita em Angola, conforme previsto no edital e serão encaminhadas à PROPG e reencaminhadas aos PPGs, que deverão constituir a comissão de análise, também conforme o edital.

Clique aqui para acessar o Edital.

VII ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – VII EFPEC

09/04/2018 13:07

Os principais objetivos da VII EFPEC são: reunir pesquisadores e estudantes de Pós-Graduação da área de Educação em Ciências, particularmente nas subáreas de Ensino de Física, Química, Biologia, Geologia, Saúde e Ambiente, com a finalidade de discutir trabalhos de pesquisa recentes; discutir as contribuições da pesquisa em educação em ciências para uma educação de qualidade e para o desenvolvimento social; debater as contribuições e as relações entre a pesquisa em educação em ciências para a Educação Básica e Superior; favorecer a interação dos estudantes em Ensino de Física, Biologia, Química, Geologia, Saúde e Ambiente e áreas afins.

Período: 05 a 09 de novembro de 2018

Regiões: Centro Oeste, Norte, Nordeste, Sudeste, Sul
Vagas: até 30 vagas por região
Público alvo: doutorandos (preferencialmente, cursando o segundo ou o terceiro ano do curso). Caso haja vagas, mestrandos finalizando o primeiro ano do curso.
Inscrição: serão feitas indicações pela coordenação de curso dos programas de PG que enviarão uma lista dos estudantes selecionados com seus respectivos e-mails, com ordem de prioridade.
Valor da taxa de inscrição: R$ 80,00. Somente estudantes sócios da ABRAPEC, com anuidades em dia. Pagamento será feito após aprovação de inscrição pela organização da VII Escola.
Forma de Pagamento da inscrição: depósito identificado na conta da ABRAPEC, a ser divulgada pela organização da VII Escola.

Norte
Local: Rio Branco
Comissão Organizadora:
Welton Yudi Oda (UFAM), Representante da região norte na ABRAPEC
Aline Andréia Nicolli (UFAC)

Centro Oeste
Local: Campo Grande/MS (UFMS)
Comissão Organizadora:
Wellington Queirós (UFMS), Representante da região centro oeste na ABRAPEC
Ângela Maria Zanon (UFMS)
Nyuara Araújo da Silva Mesquita (UFG)

Nordeste
Local: a ser definido
Comissão Organizadora:
Paulo Marcelo Marini Teixeira (UESB), Representante da região nordeste na ABRAPEC
Márcia Gorette (UFRN)

Sudeste
Local: Belo Horizonte
Comissão Organizadora:
Sandra Selles (UFF), Representante da região sudeste na ABRAPEC
Rosária Justi (UFMG)

Sul
Local: Porto Alegre
Comissão Organizadora:
Rochele de Quadros Loguercio (URGS), Representante da região sul na ABRAPEC
Fernanda Ostermann
Suzani Cassiani (UFPR)

Cronograma interno:

9/04/2018 – envio da 1a circular
Envio de carta convite para os coordenadores de PG
21/05/2018 – envio da 2a circular
Até 29/06 – a avaliação será feita pela coordenação de curso dos programas de PG que enviarão a lista dos estudantes selecionados com seus respectivos e-mails.
31/08 – Data final de envio dos trabalhos – até 12.000 caracteres com espaço

Disciplina nova para 2018/1

12/03/2018 09:16

Temos o prazer de divulgar, ainda para este semestre, a nova disciplina “Tópicos Especiais em Educação Matemática: Aprendizagem e Pensamento – Módulo I”. A disciplina será ofertada pela profa. Cláudia Regina Flores, nas sextas-feiras (início em 16/03/18). Os alunos regulares de mestrado e doutorado receberão um e-mail consulta, basta respondê-lo para a matrícula. Os interessados em cursar a disciplina como disciplina isolada deverão enviar um e-mail para sec.ppgect@gmail.com para verificarmos a disponibilidade de vagas.

Disciplina: Tópicos Especiais em Educação Matemática: Aprendizagem e Pensamento – Módulo I
Início: 2018/1
Horário: Sextas-feiras, das 8h às 12h
Ementa: Problematizações acerca de verdades consagradas no campo educacional: a noção de aprendizagem tendo o ensino como mediador entre o conhecimento e o sujeito aprendiz; noção de pensamento como algo que se dá naturalmente no ser humano. Educações e mundos são constituídos junto a estas verdades. Problematizações junto à obra de Gilles Deleuze: Como alguém aprende? Que é aprender? Como se dá o pensar no pensamento? Educações, mundos e modos outros de existir se inventando com pensares e aprenderes. Educação matemática como experimentação de pensares e viveres múltiplos que emergem nos encontros.