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Orientações à presidência da Banca

Os documentos referentes à defesa/qualificação serão digitais.

– Por motivos de agilidade na tramitação e impossibilidade de armazenamento/arquivamento físico no PPGECT, além da redução no uso de papel preconizada em UFSC Sem Papel, estes serão tramitados digitalmente (edição, assinaturas). Encaminharemos por e-mail antes da data para à presidência da banca.

IMPORTANTE: É indispensável a participação efetiva de, ao menos, um membro externo. (Mestrado: externo ao PPG; Doutorado: externo à UFSC) Caso tenha apenas um membro externo previsto e, eventualmente, não possa participar, a banca é invalidada e deverá ser revista e reagendada.

    -> Minuta da Ata da defesa/qualificação: para preenchimento no momento final da banca; (Após o preenchimento e assinatura de todos os participantes [Internos à UFSC obrigatório; externos facultado] encaminhar para a secretaria para seguimento dos encaminhamentos)

-> Lista de ouvintes (apenas em defesas): Para discentes do PPGECT que, eventualmente, assistirem a defesa. (Coletar as assinaturas digitais dos discentes e encaminhar ao PPGECT)
Assim, solicitamos o link de acesso à sala em que a defesa será realizada para que os discentes do PPGECT tenham acesso à plataforma no momento da banca para participarem como ouvintes. Nos encaminhe o mais antecipadamente possível para que possamos publicar na página do PPGECT.

É importante que os membros internos à UFSC estejam com sua assinatura digital (Assin@ UFSC) em ordem para assinatura da Ata. PARTICIPAÇÕES: PRESENCIAL OU POR VIDEOCONFERÊNCIA. (PARECERES NÃO ESTÃO PREVISTOS)

SOBRE AFASTAMENTO: “Art. 71 § 4º Professores afastados para formação, licença-capacitação ou outras atividades acadêmicas relevantes poderão participar das bancas examinadoras, não podendo assumir a presidência de bancas de qualificação ou de defesa de trabalho de conclusão.” Resolução Normativa 154/CUn/2021

Assim, quando há coorientador(a), este assume. Quando não houver, a coordenação ou a subcoordenação busca formas possibilitar. Em todos os casos, é importante que tal situação seja informada pelo orientador com antecedência para que seja possível viabilizar os arranjos com quem irá assumir (se for a coordenação do PPGECT) e com os documentos.
Para tanto, é essencial que essa condição especial seja antevista e CONSTAR NO REQUERIMENTO DE BANCA.

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FERRAMENTAS PARA MODALIDADE REMOTA (quando for a opção) Encaminhamos algumas sugestões da PROPG para a realização nesta modalidade. Orientamos verificar as sugestões abaixo:

 

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