Destaques da Avaliação 2021-2024

Destaques da Avaliação Quadrienal Sucupira 2021-2024

Apresentam-se os destaques da avaliação quadrienal 2021-2024 do PPGECT, os quais foram selecionados pela Comissão Sucupira a partir dos dados do impacto das produções, enviados por docentes, discentes, egressos e secretaria do programa:

Destaques da produção intelectual de discentes e egressos

Impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa

Produções do ciclo avaliativo

Destaques das Produções dos docentes permanentes

Impacto econômico, social e cultural do programa.

Seis casos de sucesso dos últimos 15 anos (2010-2024):

1º. Caso de sucesso: Semanas do PPGECT
2º. Caso de sucesso: Cooperação Internacional Sul-Sul com o Timor-Leste
3º. Caso de sucesso: Observatório da Educação (OBEDUC)
4º. Caso de sucesso: Doutorado Interinstitucional (DINTER) entre Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC) e a Universidade da Fronteira Sul – 2014 a 2019
5º. Caso de sucesso: Doutorado Interinstitucional (DINTER) entre Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC) – 2020 a 2024
6º. Caso de sucesso: PROCAD – Amazonas.

Destaque das Teses e dissertações 

  1. A dissertação defendida em 2023 pelo egresso Angelo Tenfen Nicoladeli, intitulada “O pensamento de Paulina Luisi (1875-1950) em ‘Algumas ideias sobre eugenia’: uma análise das potencialidades para discussão de história da ciência na educação científica”. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247800
  1. A tese de Adriano Santos de Mesquita, intitulada “Cada cabeça uma sentença: Narrativas docentes sobre Alfabetização Científica e Tecnológica em práticas de insubordinação criativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental”. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253983
  1. A tese de Ana Paula Boff, intitulada “Educação em Ciências como Cultura Multissensorial no Processo Educativo de Estudantes com Deficiência Visual”. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247273
  1. A tese de Jéssica Ignácio de Souza, intitulada “Educação financeira: práticas discursivas na educação matemática”. Disponível em:  https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225616
  1. Dissertação da Tuane Martins Corrêa, intitulada: “Movimentos da curricularização da extensão na formação docente no curso de Licenciatura em Física da UFSC”. Disponível: https://tede.ufsc.br/teses/PECT0535-D.pdf
  1. A dissertação de Tobias Alencastro Silva, intitulada “Google Classroom, solução ou ameaça? Avaliando riscos na percepção dos profissionais dos Núcleos de Tecnologia Educacional da rede pública de educação de Santa Catarina”. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254830
  1. A tese de Yonier Alexander Orozco Marín, intitulada “Antirracismo e dissidência sexual e de gênero na educação em biologia: caminhos para uma didática decolonial e interseccional”. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234724
  1. A dissertação de Matheus D’Ávila Melo Schmitt, intitulada “Configurações Curriculares em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas com Área Básica de Ingresso”. Disponível: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229321

Egressos

Indicação dos cinco egressos exitosos que defenderam no período 2020-2024.

  1. Raquel Rohden. Mestra em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (2021- 2023). Técnica em Assuntos Educacionais do Ministério da Educação. Raquel defendeu o mestrado no PPGECT no ano de 2023 e no ano de 2024 ingressou como servidora pública federal, em cargo efetivo, no Ministério da Educação. Está trabalhando na Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (SASE), na Coordenação-Geral de Valorização dos profissionais da Educação (CGVAP). A GCVAP coordena o Fórum Permanente de Acompanhamento da Política do Piso Salarial do Magistério, que atualmente discute uma nova lei do piso salarial do magistério. Sua principal participação é na elaboração de documentos e estudos para subsidiar o Fórum. Também participa de um esforço de toda a SASE no apoio técnico aos estados e municípios na preparação para a elaboração dos planos decenais de educação, a partir da proposta do novo PNE (PL 2.614/2024) que está no congresso. Foram 5 encontros regionais em 2025 e serão 28 encontros estaduais em 2025, dos quais vou participar de 9. Evidencia-se a importância da formação oferecida pelo PPGECT para a atuação e inserção profissional da egressa no campo do serviço público e na formulação e execução de políticas nacionais, evidenciando que o PPGECT também contribui para a formação acadêmica e científica voltada para a atuação na gestão educacional.
  1. Yonier Alexander Orozco Marín, Doutor em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (2018- 2022). Defendeu sua tese no ano de 2022 e neste mesmo ano ingressou como Professor da Carreira Magistério Superior Federal, lotado no curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Docente e membro da comissão coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território da Universidade Federal do Norte de Tocantins. Evidencia-se, que o egresso tem nacionalidade colombiana, ressaltando a internacionalização do PPGECT. Ele também está Professor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências para os Anos Finais do Ensino Fundamental Ciência é 10, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Secretário da Regional IV (MG, GO, DF, TO) da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, fortalecendo a atuação dos egressos do PPGECT nas associações científicas. No ano de 2021, teve Uma das Dez Propostas Mais Criativas selecionadas pelo edital Igualdade de Gênero na Educação Básica, Ação Educativa – Assessoria, Pesquisa e Informação com o apoio do Fundo Malala. Desde 2018, quando ingressou no PPGECT, possui 54 artigos publicados em periódicos nacionais ou estrangeiros qualificados. Pesquisador nos Grupos de pesquisa, “Biología, Enseñanza y Realidades” da Universidade Pedagógica Nacional e a Universidade Distrital (Colômbia), “Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação” da UFSC, e “Decolonialidade e Educação Científica” da UFNT. Yonier é uma referência em estudos de gênero e sexualidade na área de Ensino de Ciências e Biologia, realizando palestras no Brasil e fora do Brasil, organizando dossiês em periódicos estrangeiros, tendo 307 citações no Google Acadêmico, com índices h9 e i10, 9 e 7, respectivamente (https://scholar.google.com/citations?user=RQv_HjIAAAAJ&hl=pt-BR&oi=ao). Evidencia-se a importância da formação oferecida pelo PPGECT para a atuação e inserção profissional do egresso na docência no Ensino Superior, no ensino, pesquisa e extensão, evidenciando que o PPGECT também contribui para a formação acadêmica e científica voltada para a atuação a regionalização e interiorização, com a atuação do egresso na região norte do Brasil, e na internacionalização considerando a nacionalidade do egresso.
  1. Ana Paula Grimes de Souza, Doutora em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (2019- 2024). Docente da Carreira dos Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Física no Instituto Federal de Santa Catarina. A egressa foi aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT-UFSC) em dois momentos: Mestrado (2012-2014) e Doutorado (2019-2024). Sua formação possibilitou, em 2014, ano da defesa de sua dissertação, que ela fosse aprovada e nomeada no concurso público para professora da Educação Básica no estado de Santa Catarina, além de conquistar o cargo de professora universitária na Sociedade Educacional de Santa Catarina, uma instituição privada localizada em Joinville-SC. Ana Paula permaneceu por nove anos na instituição privada, onde teve a oportunidade de desenvolver atividades de ensino e extensão, atuando em diversos cursos superiores, tanto na modalidade presencial quanto na Educação a Distância. Sua trajetória acadêmica também lhe permitiu ser selecionada para o Programa de Especialização Docente (PED Brasil), oferecido pelo Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, da Stanford Graduate School of Education. Ademais, Ana Paula atuou por mais de seis anos como professora colaboradora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), lecionando disciplinas de caráter didático-pedagógico para cursos de Licenciatura. Durante sua carreira, a egressa obteve aprovação em primeiro lugar em cinco processos seletivos para docente, sendo quatro na Universidade do Estado de Santa Catarina e um no Instituto Federal de Santa Catarina, além de ser aprovada e classificada em quatro concursos públicos federais para o cargo de docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul, Instituto Federal do Paraná-IFPR, Instituto Federal Catarinense-IFC e Instituto Federal de Santa Catarina-IFSC). De 2023 a 2025 Ana Paula foi docente do IFPR, desde 2025 a egressa está professora efetiva no IFSC, onde atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Além de proporcionar uma rica diversidade de experiências profissionais, nas quais participou da formação de milhares de estudantes, a Pós-Graduação também contribuiu para o desenvolvimento de sua carreira acadêmica, incluindo a participação em congressos nacionais e a publicação de artigos. Evidencia-se que o PPGECT também contribui para a formação acadêmica e científica voltada para a regionalização no estado de SC e para a atuação da egressa no ensino básico, técnico e tecnológico.
  1. Larissa Zancan Rodrigues, Doutora em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (2018- 2023). É professora efetiva de Ciências na rede municipal de ensino de São José/SC e tesoureira da regional 3 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Ressaltando a formação do PPGECT e a sua capilaridade e regionalização, com a atuação da egressa na docência na educação básica e na diretoria de Associação Científica. Larissa é egressa do PPGECT em dois momentos, do mestrado (2013-2015) e doutorado (2018-2023). Desde o ingresso no doutorado, em 2018, a egressa publicou 14 artigos em periódicos qualificados. Dentre eles, é primeira autora de dois artigos com um número significativo de citações, considerando o ano de publicação, por exemplo, um artigo publicado em 2021, possui no início de 2025, 81 citações, segundo o Google Acadêmico. Outro artigo, publicado em 2020, possui no início de 2025, 106 citações, segundo o Google Acadêmico. Isso aponta para o impacto das pesquisas desenvolvidas pela egressa na área de Ensino de Ciências, evidenciando a potência de sua atuação na pesquisa, na docência na educação básica e nas associações científicas. Seguem os títulos dos artigos sinalizados: (1) Recentes imposições à formação de professores e seus falsos pretextos: as BNC formação inicial e continuada para controle e padronização da docência, publicado na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), no ano de 2021, com 81 citações. (2) O Documento “Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica” (BNCFP): Dez Razões para Temer e Contestar a BNCFP, publicado na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), no ano de 2020, com 106 citações. São co-autoras das duas produções, uma egressa do doutorado do PPGECT e a orientadora da primeira e segunda autora. Evidencia-se que o PPGECT também contribui para a formação acadêmica e científica voltada para a regionalização no estado de SC, com a atuação da egressa na educação básica, nas associações científica e com impacto nas pesquisas da área.
  1. Polliane Santos de Sousa, Doutora em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (2021), Licenciada em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2014), Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2015). Atualmente é professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB), atuando como uma das líderes do Grupo de Estudos e Pesquisa Diálogo, Crítica e Educação em Ciências (DiCE – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/774686) e como coordenadora de um Núcleo de Iniciação à Docência do Subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Também faz parte da equipe de idealizadores do projeto “Rede Nordeste de Pesquisa sobre a Abordagem Temática Freireana no Ensino de Ciências em Alagoas e Bahia” (REALBA), que integra inicialmente as universidades UESC/Ilhéus-BA; UFAL/Sertão-AL e UFRB/Amargosa-BA. Possui experiência na área de Ensino de Ciências/Física, com ênfase nos seguintes tópicos: formação de professores, contextualização da concepção educacional de Paulo Freire na educação científica e tecnológica, reestruturação curricular, Articulações Freire-CTS, Questões Sociocientíficas. A egressa Polliane atua como docente em uma universidade federal em sua região de origem, e considera que o doutorado foi fundamental para a sua formação e aprovação no concurso público, ela ingressou como professora da carreira do magistério superior federal durante o doutorado no PPGECT, evidenciando a importância do PPGECT no processo de inserção profissional. Desde a conclusão do doutorado a egressa tem se dedicado a contribuir com a pesquisa na área e tem atuado na nucleação de novos grupos de pesquisa na região nordeste do Brasil, por exemplo, com a “Rede Nordeste de Pesquisa sobre a Abordagem Temática Freireana no Ensino de Ciências em Alagoas e Bahia” (REALBA), ressaltando os efeitos de regionalização da formação recebida no PPGECT, por meio da atuação profissional da egressa.