Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, nos níveis Mestrado e Doutorado, foi aprovado em 2001 pela CAPES.
Sob responsabilidade conjunta do Centro de Ciências Físicas e Matemática (CFM), do Centro de Ciências da Educação (CED) e do Centro de Ciências Biológicas (CCB), contando ainda com docentes do Centro Tecnológico (CTC), o Programa tem por objetivo principal desenvolver atividades de ensino e pesquisa sobre a relação entre educação e ciência, especificamente sobre a compreensão do processo ensino-aprendizagem, ou seja, o domínio das estruturas de pensamento exigido pela ciência e pela tecnologia, e sua inserção na sociedade brasileira para, à luz desse, promover um ensino mais adequado.
O espaço fundamental destas atividades é o ensino formal em seus vários níveis, sendo sua preocupação primeira a apreensão dinâmica e crítica do conhecimento científico e tecnológico pela maioria da população brasileira.
A preocupação com o ensino formal, apesar de prioritária, não terá caráter exclusivo, sendo complementada por estudos que tenham como foco os processos informais de aquisição da cultura científica e tecnológica.
O Programa prioriza a formação de educadores e pesquisadores capazes de entender e investigar:
a) a produção da ciência e suas formas de socialização através da apropriação produtiva do conhecimento científico e tecnológico pelo educando e
b) a dinâmica social da ciência e da tecnologia e a contextualização do seu ensino.
Mestrado
O ingresso é feito por processo seletivo, com entrada anual, no mês de março. Tem duração de 2 anos e os alunos devem obter 26 créditos assim distribuídos: 12 créditos em disciplinas obrigatórias, 8 créditos em disciplinas eletivas e 6 créditos na elaboração e defesa da Dissertação. A Dissertação deverá ser apresentada e defendida perante uma Banca, formada por 3 membros doutores.
Doutorado
O ingresso é feito por processo seletivo, com entrada anual, no mês de agosto. Tem duração de 4 anos e os alunos devem obter 48 créditos assim distribuídos: 8 créditos em disciplinas obrigatórias, 12 créditos em disciplinas optativas, 16 créditos distribuídos em apresentação de trabalhos e participação em congressos, apresentação de trabalhos e participação em seminários e colóquios, publicação de pelo menos um artigo em revista arbitrada – equivalente a no máximo 6 (seis) créditos por artigo – e trabalhos e pesquisas sob supervisão docente. A elaboração e defesa de Tese integralizará mais 12 créditos. Ao final do Curso o aluno deverá apresentar e defender uma Tese, com tema ou problema inédito, perante uma Banca formada por 5 membros doutores.
Corpo Docente
É composto atualmente de professores permanentes e colaboradores, todos credenciados através de processo de avaliação externo.