Seminário Docente

02/04/2019 10:21
Docente: Profa. Dra. Bethania Medeiros Geremias (Universidade Federal de Viçosa)
Título: Intertextualidade na formação de professores: pesquisa em ensino
Local: Auditório do PPGECT – Sala C006 – Blocos Modulados do CFM

Resumo: A pesquisa a ser apresentada invoca o conceito de intertextualidade como modo de construção de novos conhecimentos pelos estudantes. A partir de um diálogo teórico-metodológico com os autores Damiani, Freire e Orlandi, nós desenvolvemos a dinâmica para Sucos e Teias para trabalhar leitura e escrita nas atividades de ensino da disciplina de Didática, do Curso de Pedagogia. Para obter acesso aos seus efeitos na aprendizagem dos estudantes utilizamos como material de análise a avaliação da disciplina escrita por eles. A análise, realizada por meio de um processo de des-superficialização do corpus investigado, possibilitou maior compreensão sobre os efeitos da intertextualidade na rotina acadêmica dos estudantes. A construção das Teias superou o cumprimento do conteúdo da disciplina de didática, na medida em que: i) favoreceu as leituras e releituras dos textos propostos no plano de curso: ii) possibilitou o entendimento e aprofundamento dos conceitos: iii) contribuiu para o estreitamento das relações entre os próprios estudantes e; iv) norteou a relação professor-aluno, oportunizando que os estudantes expusessem suas experiências, sentimentos e memórias.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Escrita. Compreensão. Intertextualidade. Formação de professores.