Divulgação

19/05/2016 08:51

Concurso para docente do magistério federal, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Câmpus Santa Helena.
Vaga: Ensino de Ciências e Biologia
Edital de acesso.

Divulgação

17/05/2016 10:38

Temos o prazer de convida-los para segundo evento do NIEAAB/2016, nas dependências do Mini Auditório do centro de ciências da Educação – Sala 111 Bloco D, dia 20/05/2016 as 08:30, com a palestra da Profa. Dra. Eliane Debus, com o Tema: A Temática da Cultura Africana e Afro-Brasileira na Literatura e suas Possibilidades na Educação

Segue folder do evento em anexo e, link do Evento no Facebook.

Link para inscrição
Todos os participantes, terão direito a CERTIFICADO

Atenciosamente,
Prof. Dr. Carlos Eduardo dos Reis
Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros
Campus Universitário – CED
Trindade, Florianópolis/SC – Brasil
CEP: 88040-900
web site

Seminário

05/05/2016 13:25

WAGNER DUARTE JOSÉ (PÓS-DOUTORANDO)
12 de maio de 2016 – 14h00min às 15h30min
Auditório do PPGECT (Sala C006)
Público: Pós-graduandos do PPGECT, graduandos e professores de Ciências e Matemática

“PISA, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS”

No Brasil, diretrizes educacionais e orientações curriculares vem consolidando avaliações institucionais e de aprendizagem na Educação Básica, entre elas, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Essas avaliações de larga escala constituem potencial referência para o Ensino Médio (EM) e para os cursos de formação inicial e continuada de professores. Sua apropriação crítica pelos estudantes mediada pelos docentes pode resultar em ganhos culturais dos conhecimentos essenciais de Ciência e Tecnologia (C&T) como instrumentos de cidadania. Propomos o desenvolvimento de atividades de estudo hipermidiáticas (AEH) em situações de ensino com TDIC junto a educadores de nossa área em torno da utilização de Unidades Temáticas (UT) do PISA no ensino de ciências e matemática, ancoradas em plataforma teórico metodológica de raiz freiriana e documentos reguladores. Neste seminário, destacamos a potencialidade da articulação PISA-Temas Estruturadores-Conceitos Unificadores para o ensino-aprendizagem, além de problematizarmos práticas pedagógicas e conhecimentos educacionais afins. Estaremos exercitando a questão seguinte com exemplares de Física e Tópicos Transversais: UT do Pisa na perspectiva da educação dialógico-problematizadora com abordagem temática e conceitual unificadora do conhecimento podem potencializar mudanças desejáveis na prática educativa?