Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica
  • Edital de Seleção de Mestrado 2017

    Publicado em 06/06/2016 às 04:19 PM

    Clique aqui e acesse o Edital de Seleção de Mestrado 2017 do PPGECT.


  • (Português) Divulgação

    Publicado em 05/06/2016 às 03:19 PM

    0unnamedunnamed000


  • (Português) Divulgação

    Publicado em 05/06/2016 às 07:42 AM

    IV ColóquiodeHistória_cartazA3IV ColóquiodeHistória_cartazA3IV ColóquiodeHistória_cartazA3


  • AVISO

    Publicado em 31/05/2016 às 01:30 PM

    O Edital de Seleção do Mestrado 2017/1 será publicado até o dia 06 de junho de 2016.


  • Resultado primeira fase – Seleção de Doutorado 2016/2

    Publicado em 30/05/2016 às 04:02 PM

    Está disponível a lista dos classificados na primeira fase da Seleção de Doutorado 2016/2 e o cronograma de entrevistas.
    Clique aqui para acessar.


  • Divulgação

    Publicado em 25/05/2016 às 03:28 PM

    Está disponível a última edição de Alexandria! Clique aqui para acessar o conteúdo.


  • Divulgação

    Publicado em 19/05/2016 às 08:51 AM

    Concurso para docente do magistério federal, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Câmpus Santa Helena.
    Vaga: Ensino de Ciências e Biologia
    Edital de acesso.


  • Divulgação

    Publicado em 17/05/2016 às 10:38 AM

    Temos o prazer de convida-los para segundo evento do NIEAAB/2016, nas dependências do Mini Auditório do centro de ciências da Educação – Sala 111 Bloco D, dia 20/05/2016 as 08:30, com a palestra da Profa. Dra. Eliane Debus, com o Tema: A Temática da Cultura Africana e Afro-Brasileira na Literatura e suas Possibilidades na Educação

    Segue folder do evento em anexo e, link do Evento no Facebook.

    Link para inscrição
    Todos os participantes, terão direito a CERTIFICADO

    Atenciosamente,
    Prof. Dr. Carlos Eduardo dos Reis
    Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros
    Campus Universitário – CED
    Trindade, Florianópolis/SC – Brasil
    CEP: 88040-900
    web site


  • Divulgação

    Publicado em 16/05/2016 às 07:43 AM

    CONCURSO UFRN – DIDÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
    Licenciatura em Ciências Biológicas ou em áreas correlatas e Doutorado em Educação ou Ensino de Ciências ou em áreas correlatas.


  • Seminário

    Publicado em 05/05/2016 às 01:25 PM

    WAGNER DUARTE JOSÉ (PÓS-DOUTORANDO)
    12 de maio de 2016 – 14h00min às 15h30min
    Auditório do PPGECT (Sala C006)
    Público: Pós-graduandos do PPGECT, graduandos e professores de Ciências e Matemática

    “PISA, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS”

    No Brasil, diretrizes educacionais e orientações curriculares vem consolidando avaliações institucionais e de aprendizagem na Educação Básica, entre elas, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Essas avaliações de larga escala constituem potencial referência para o Ensino Médio (EM) e para os cursos de formação inicial e continuada de professores. Sua apropriação crítica pelos estudantes mediada pelos docentes pode resultar em ganhos culturais dos conhecimentos essenciais de Ciência e Tecnologia (C&T) como instrumentos de cidadania. Propomos o desenvolvimento de atividades de estudo hipermidiáticas (AEH) em situações de ensino com TDIC junto a educadores de nossa área em torno da utilização de Unidades Temáticas (UT) do PISA no ensino de ciências e matemática, ancoradas em plataforma teórico metodológica de raiz freiriana e documentos reguladores. Neste seminário, destacamos a potencialidade da articulação PISA-Temas Estruturadores-Conceitos Unificadores para o ensino-aprendizagem, além de problematizarmos práticas pedagógicas e conhecimentos educacionais afins. Estaremos exercitando a questão seguinte com exemplares de Física e Tópicos Transversais: UT do Pisa na perspectiva da educação dialógico-problematizadora com abordagem temática e conceitual unificadora do conhecimento podem potencializar mudanças desejáveis na prática educativa?