Seminário Docente: “CONTRIBUTOS DE MAIO DE 68 À SOCIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU”

08/05/2018 14:02

Apresentador(a): IONE RIBEIRO VALLE
Pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris (EHESS). Doutorado em Ciências da Educação na Université René Descartes (Paris V Sorbonne). Professora Associada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista de produtividade em Pesquisa (CNPq), nível 1D.

Local: Auditório do PPGECT (Sala C006 – Blocos Modulados do CFM)
Data: 30 de maio de 2018, 9h

Título: CONTRIBUTOS DE MAIO DE 68 À SOCIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU
Resumo: A crise de Maio de 68 possibilitou a conjunção de tensões latentes nos diferentes cenários do espaço social, opondo reivindicações e expectativas às forças conservadoras, associadas a interesses dominantes. Duas obras de Pierre Bourdieu e colaboradores estão mais ou menos diretamente relacionadas a esse contexto: A profissão de sociólogo (1968) e Homo academicus (1984). A primeira estabelece rupturas epistemológicas ainda contemporâneas, a segunda elaborar uma topografia social e mental do mundo universitário, tomando como parâmetro os acontecimentos de Maio de 68. Essas obras mostram que todo saber produz um discurso consagrado que pode ser mobilizado para o enfrentamento das formas sutis de dominação e de adesão à doxa dominante.