Nota de Apoio ao Instituto Federal Catarinense – Abelardo Luz

04/09/2017 09:57

Os Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina manifestam seu apoio ao Instituto Federal Catarinense de Abelardo Luz, ao diretor do Campus Ricardo Velho (doutor em educação pelo PPGE da UFSC) e ao Coordenador Geral Pedagógico Maicon Fontanive, os quais foram afastados de suas funções públicas no dia 16 de agosto de 2017, por parte do Ministério Público Federal, além de terem apreendidos seus computadores, telefones celulares e quebra de sigilo destes e da reitora Sonia Regina. Observamos a criminalização de uma instituição educativa interiorizada e em conexão com o trabalho, a cultura e as lutas do território onde está localizada. Manifestamos nosso repúdio a todas as formas de restrição e controle do trabalho docente, da produção do conhecimento e da formação humana, bem como as ameaças à liberdade de pensamento.