Seminário Docente

Sala C003 - Blocos Modulados do CFM

Título: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E INTERCULTURALIDADE

Convidados:

Edleise Mendes (Universidade Federal da Bahia)

É professora associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC). Foi professora visitante na Universidade de Georgetown, Virgínia, Estados Unidos (2014) e na Universidade de Hyderabad, em Telangana, Índia (2017). Dedica-se a estudos sobre a língua portuguesa e os contextos culturais que a abrigam, com interesse principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua portuguesa, materna e estrangeira (em seus variados contextos); formação de professores de língua portuguesa; avaliação e produção de materiais didáticos para o ensino de línguas; abordagens interculturais e críticas para o ensino de línguas; educação linguística e multilinguismo; políticas e projetos para a promoção, a projeção e a difusão da língua portuguesa no mundo.m parceria com o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), participa do desenvolvimento do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira / Língua Não materna (PPPLE), plataforma on-line que disponibiliza, gratuitamente, materiais e recursos didáticos para o ensino do português a falantes de outras línguas. Foi presidente da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira – SIPLE (2011-2013 / 2014 – 2016), onde atuou amplamente para a promoção, a difusão e a projeção do português no mundo. Atualmente é Coordenadora do Observatório de Português Língua Estrangeira / Segunda Língua (ObsPLE-PL2) e do Núcleo de Estudos em Língua, Cultura e Ensino (LINCE / CNPQ).

Gilvan Muller de Oliveira (Centro de Comunicação e Expressão – UFSC)

Entre 2010 e 2014 respondeu pela Direção Executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), situado em Cabo Verde. No ano de 2014 recebeu o Prêmio Personalidade Lusófona do Ano do Movimento Internacional Lusófono (MIL) e em 2015 o Prêmio Meendinho, da Fundação Meendinho, por serviços prestados à Língua Portuguesa e à Galiza. Atua na área de Política Linguística e História das Línguas, com foco na questão da promoção e ensino da Língua Portuguesa como língua não materna e na promoção do multilinguismo, e especial da educação bilíngue. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e Secretário Executivo Adjunto da MAAYA – Rede Mundial de Multilinguismo, com sede em Paris. Desde 2017 é Membro Correspondente da Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP) e no período 2917-2019 coordena o Programa de Políticas Linguísticas do Núcleo de Educação para a Integração (NEPI) da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).