Formación Post-doctoral

 

Página da PROPG

Resolução do Estágio Pós-doutoral na UFSC

Documentos disponíveis no link: http://propg.ufsc.br/pos-doutorado-na-ufsc-2/

 

Documentos  para efetivação da matrícula do Pós-Doc, de acordo com a Resolução Normativa nº 36/CUn/2013 e Memorando Circular nº 37/PROPG/2013 (disponível no link:  http://propg.ufsc.br/files/2013/11/Mem.-Circular-n.37.PROPG_est%C3%A1gio-p%C3%B3s-doutoral-na-UFSC.pdf)

PÓS-DOUTORANDO:

Matrícula:

  1.  Entrega da cópia do formulário de inscrição, via CAPG, cujo link  de acesso está disponível no site: http://propg.ufsc.br/pos-doutorado-na-ufsc-2/formulario-de-inscricao/ .

a)      O candidato deve preencher a área e linha de pesquisa do Programa a que ficará vinculado no campo específico do formulário destinado a este fim.

  1. Carta de aceite do supervisor, constando o período específico de realização do estágio (dia/mês/ano de início e término) e a área e linha de pesquisa do Programa a que o projeto ficará vinculado, além de outras informações que julgar pertinente, como o recebimento de bolsas de órgãos de fomento ou outras fontes, nos casos em que couber.

a)      O professor supervisor deve ser professor permanente do Programa.

b)     Nos casos de “pós-doutorado convênio”, o supervisor deve informar na carta de aceite que o estágio será realizado nestas condições. Neste caso, o candidato não terá direto a certificado, porém a matrícula será realizada da mesma forma.

  1. Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, devidamente assinado (pelo Coordenador do Programa, candidato e testemunhas).

a)      A assinatura da Pró-Reitora de Pós-Graduação será realizada digitalmente no processo quando este for encaminhado à CBO/PROPG para análise.

b)     O prazo a ser registrado no termo deve ser de no mínimo 3  e no máximo 12 meses, podendo ocorrer até 4 prorrogações.

c)      Este termo somente deve ser preenchido por pesquisadores que não possuam bolsa e/ou não sejam servidores públicos.

  1. Curriculum Vitae atualizado, gerado pela Plataforma LATTES.

a)      No caso de estrangeiros que não possuem Currículo Lattes, deve ser anexado um curriculum nos mesmos moldes da Plataforma Lattes;

  1. Cópia autenticada do diploma de Doutor (frente e verso), expedido por instituição com Programa de Pós-graduação reconhecido pela CAPES.

a)       Se o diploma ainda não foi expedido, deve-se providenciar a ata de aprovação de defesa de doutorado.

b)     O aceite da ata supracitada para candidatura ao pós-doutorado fica a critério do colegiado do Programa e não substitui a posterior entrega do diploma.

c)      O certificado de conclusão do estágio pós-doutoral somente será emitido quando da entrega e inclusão do diploma no processo digital de matrícula do candidato.

d)     Os diplomas de curso de doutorado no exterior devem apresentar visto consular brasileiro de autenticação, exceto nos casos amparados por acordo diplomático específico.

  1. Plano de trabalho a ser desenvolvido na UFSC.

a) O plano de trabalho deve conter no máximo 20 páginas, incluindo cronograma de atividades e as atividades de ensino previstas, se houver.

  1. Comprovante de recebimento de bolsa por órgãos de fomento ou de outras fontes, caso o candidato disponha de bolsa de estudos e/ou pesquisa, OU
  2. Declaração de capacidade financeira para custear despesas pessoais e para cobrir despesas pertinentes à realização do projeto de pesquisa, caso o candidato não possua bolsa.
  3. Declaração de que dispõe de tempo integral e dedicação exclusiva às atividades a serem desenvolvidas durante o pós-doutorado;

a)      Caso o candidato possua vínculo empregatício, deve-se anexar declaração da instituição autorizando o afastamento integral das atividades. OU

b)     Caso não seja possível o afastamento integral, deve-se anexar declaração assinada pelo candidato e supervisor atestando a dedicação de 40 horas para as atividades de pós-doc; E

c)      Declaração de ciência das instituições/empresas a respeito da realização do pós-doc, determinando os dias de trabalho e carga horária do candidato.

  1. Cópia autenticada da carteira de identidade.

a)      Não é valida a carteira nacional de habilitação-CNH.

b)     Em caso de estrangeiro, deve anexar cópia do RNE e passaporte.