Edital de Seleção de Mestrado 2017
Clique aqui e acesse o Edital de Seleção de Mestrado 2017 do PPGECT.
(Português) Divulgação
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Resultado primeira fase – Seleção de Doutorado 2016/2
Está disponível a lista dos classificados na primeira fase da Seleção de Doutorado 2016/2 e o cronograma de entrevistas.
Clique aqui para acessar.
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Está disponível a última edição de Alexandria! Clique aqui para acessar o conteúdo.
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Concurso para docente do magistério federal, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Câmpus Santa Helena.
Vaga: Ensino de Ciências e Biologia
Edital de acesso.
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Temos o prazer de convida-los para segundo evento do NIEAAB/2016, nas dependências do Mini Auditório do centro de ciências da Educação – Sala 111 Bloco D, dia 20/05/2016 as 08:30, com a palestra da Profa. Dra. Eliane Debus, com o Tema: A Temática da Cultura Africana e Afro-Brasileira na Literatura e suas Possibilidades na Educação
Segue folder do evento em anexo e, link do Evento no Facebook.
Link para inscrição
Todos os participantes, terão direito a CERTIFICADO
Atenciosamente,
Prof. Dr. Carlos Eduardo dos Reis
Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros
Campus Universitário – CED
Trindade, Florianópolis/SC – Brasil
CEP: 88040-900
web site
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CONCURSO UFRN – DIDÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Licenciatura em Ciências Biológicas ou em áreas correlatas e Doutorado em Educação ou Ensino de Ciências ou em áreas correlatas.
Seminário
WAGNER DUARTE JOSÉ (PÓS-DOUTORANDO)
12 de maio de 2016 – 14h00min às 15h30min
Auditório do PPGECT (Sala C006)
Público: Pós-graduandos do PPGECT, graduandos e professores de Ciências e Matemática
“PISA, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS”
No Brasil, diretrizes educacionais e orientações curriculares vem consolidando avaliações institucionais e de aprendizagem na Educação Básica, entre elas, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Essas avaliações de larga escala constituem potencial referência para o Ensino Médio (EM) e para os cursos de formação inicial e continuada de professores. Sua apropriação crítica pelos estudantes mediada pelos docentes pode resultar em ganhos culturais dos conhecimentos essenciais de Ciência e Tecnologia (C&T) como instrumentos de cidadania. Propomos o desenvolvimento de atividades de estudo hipermidiáticas (AEH) em situações de ensino com TDIC junto a educadores de nossa área em torno da utilização de Unidades Temáticas (UT) do PISA no ensino de ciências e matemática, ancoradas em plataforma teórico metodológica de raiz freiriana e documentos reguladores. Neste seminário, destacamos a potencialidade da articulação PISA-Temas Estruturadores-Conceitos Unificadores para o ensino-aprendizagem, além de problematizarmos práticas pedagógicas e conhecimentos educacionais afins. Estaremos exercitando a questão seguinte com exemplares de Física e Tópicos Transversais: UT do Pisa na perspectiva da educação dialógico-problematizadora com abordagem temática e conceitual unificadora do conhecimento podem potencializar mudanças desejáveis na prática educativa?