Resultado final Seleção de Doutorado 2017/2
Divulgado o resultado final da Seleção de Doutorado do PPGECT para ingresso em 2017/2!
Divulgado o resultado final da Seleção de Doutorado do PPGECT para ingresso em 2017/2!
Prezados docentes e discentes do PPGECT,
A fim de receber os doutorandos do Dinter-UFFS, que realizarão estágio de um ano na UFSC; e os doutorandos da turma de 2017/2, será realizada uma recepção no dia 31/07 às 14 horas e serão oferecidas 4 palestras entre os dias 31/07 e 03/08.
O detalhamento da programação se encontra no cartaz em anexo.
Todos estão convidados a participar, particularmente os bolsistas.
Atenciosamente,
Coordenação do PPGECT
Autora: Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza
Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto Marques
ESOCITE – Encontro da Associação Brasileira de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia
Os professores Tatiana Galieta (UERJ), Edson Jacinski (UTFPR), Irlan von Linsingen (UFSC) e Suzani Cassiani (UFSC) estão propondo o GT21 “Estudos CTS e Educação CTS: articulações pertinentes” no qual se discute questões de Educação CTS. Será no 7º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, que ocorrerá entre os dias 5 e 7 de outubro na Universidade de Brasília (UnB). As inscrições se encerram no dia 23 de julho.
Grupo de Trabalho | Apresentadores | Resumo | Objetivos |
GT21
Estudos cts e educação cts: articulações pertinentes |
Suzani Cassiani (UFSC) Tatiana Galieta (UERJ)
Edson Jacinski (UFTPR)
Irlan von Linsingen (UFSC)
|
Os Estudos CTS e a Educação CTS são campos de conhecimento distintos, mas que têm se articulado buscando a desnaturalização dos significados que as ciências e tecnologias tradicionalmente assumem nos espaços formativos. Este Grupo Temático propõe aprofundar aspectos das contribuições que os estudos CTS oferecem à Educação CTS em todos os níveis de ensino e modalidades de formação em ciência e tecnologia. Mais especificamente, busca reunir pesquisas que discutem as articulações da educação científica e tecnológica com a sociologia, filosofia, história e antropologia das ciências e das tecnologias, de modo a contemplar novas epistemologias e metodologias de ensino que contribuam para reflexões em torno das implicações sociocientíficas e sociotécnicas, democratização das ciências e tecnologias, bem como outros aspectos silenciados e/ou ausentes que podem contribuir com os Estudos CTS |
– Debater os estudos sobre a Educação científica e tecnológica (ECT) que contemplem abordagens articuladas com os Estudos CTS, as Epistemologias do Sul e os Estudos de Colonialidade.
– Discutir os papéis dos atores da educação científica e tecnológica (docentes, discentes, comunidade, Estado) em propostas e relatos de experiências e pesquisas empíricas que tenham interface com os Estudos e a Educação CTS.
– Discutir as tendências educacionais relacionadas aos distintos olhares sobre CTS e sobre a educação científica e tecnológica, incluindo questões ambientais, de saúde e de gênero;
– Debater trabalhos de investigação em educação científica e tecnológica com perspectiva CTS no âmbito da educação formal, não formal e informal
|
Edições Hipótese tem o prazer em comunicar a publicação de seu mais novo livro “Docência para a educação superior: reflexão crítica e debate interdisciplinar em torno do fazer e do pensar acadêmicos” organizado pela pesquisadora Dra. Ana Maria Iorio Dias. O livro lançado pelo selo editorial Edições Hipótese (e-books) é de livre acesso e gratuito.
Estão abertas três vagas na área de Ensino de Física, para candidatos com Doutorado, na UFRGS.
A Direção do Centro de Ciências da Educação publicou hoje, 09 de junho, o Edital de Prorrogação 009/CED/2017. Este edital Convoca e Anuncia aos Servidores Docentes, Técnico-Administrativos em Educação e Estudantes do CED para a eleição de Diretor e Vice-Diretor do Centro.
A Eleição acontecerá dia 13 de junho 2017, terça-feira das 9h às 20h30min.
Processo Seletivo simplificado UFFS para contratação de Professor de magistério superior substituto. São duas vagas para ensino de Física e uma para ensino de Biologia.
Editais de cadastro de reserva de tutores e formadores, bolsistas CAPES/UAB para os cursos de Licenciatura em Informática, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Pedagogia do CEAD/UDESC.
Edital CEAD 008/2017 – Processo Seletivo para constituição de cadastro de reserva para Tutor
A Prefeitura de Florianópolis convida a todos os Educadores da Região da Grande Florianópolis para participarem da III Feira Municipal de Matemática, da IV Feira Regional de Matemática e da III Feira Municipal de Ciências.