I Semana do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica: 15 anos contribuindo para evolução da pesquisa e ensino

18/07/2017 09:04

Prezados,

Gostaríamos de convidá-los para participar da I Semana do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, que será realizada de 18 a 22 de setembro.

A primeira edição da Semana do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica busca, além de ser um evento comemorativo dos quinze anos do programa, ser uma ação de ampliação da sua projeção nacional e internacional, com a consolidação de parcerias em nível internacional e integração com outros programas da Área. Além disso, propiciará a divulgação das pesquisas científicas desenvolvidas no programa, será um espaço para complementar o espectro formativo dos estudantes de mestrado e doutorado e ambiente privilegiado de circulação do conhecimento na área de educação científica e tecnológica.

A programação científica inclui palestras, sessões coordenadas, minicursos e sessões de pôsteres.

Trabalhos serão submetidos na forma de resumo e apresentados em sessão de pôsteres. Maiores informações serão disponibilizadas em breve na página:

http://1semanadoppgect.paginas.ufsc.br/

Contamos com a participação de todos!

Comissão Organizadora da I Semana do PPGECT

DEADLINES

07 de agosto de 2017 Abertura de inscrições no evento
 14 de agosto de 2017 Início da submissão de resumos
 21 de agosto de 2017 Fim da submissão de resumos
 22 de agosto de 2017 Abertura de inscrições nos minicursos
29 de agosto de 2017 Divulgação dos resumos aceitos
01 de setembro de 2017 Confirmação das inscrições nos minicursos
 08 de setembro de 2017 Divulgação da programação final e dos locais das atividades

Colegiado Pleno do PPGECT parabeniza Comissão Local e Equipe Local do XI ENPEC

10/07/2017 16:39

O Colegiado Pleno do PPGECT parabeniza Suzani Cassiani, Adriana Mohr, Sylvia  Maestrelli  e Larissa Rodrigues, Coordenadoras da Comissão Local o XI ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências), pelo sucesso na realização do evento, que propiciou reflexões e debates de temas centrais para a comunidade de pesquisa em educação em ciências, além de ter sido rico na difusão, circulação e aprofundamento do conhecimento produzido na área.

Os cumprimentos se estendem à toda Equipe Local que, juntamente com a Coordenação, recebeu os participantes de forma acolhedora e sempre zelando pelo bom andamento do evento.

Semana de Acolhimento dos Doutorandos DINTER e Doutorandos 2017/2

04/07/2017 08:40

Prezados docentes e discentes do PPGECT,

A fim de receber os doutorandos do Dinter-UFFS, que realizarão estágio de um ano na UFSC; e os doutorandos da turma de 2017/2, será realizada uma recepção no dia 31/07 às 14 horas e serão oferecidas 4 palestras entre os dias 31/07 e 03/08.

O detalhamento da programação se encontra no cartaz em anexo.

Todos estão convidados a participar, particularmente os bolsistas.

Atenciosamente,

Coordenação do PPGECT

 

7º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade

23/06/2017 09:23

ESOCITE – Encontro da Associação Brasileira de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia

Os professores Tatiana Galieta (UERJ), Edson Jacinski (UTFPR), Irlan von Linsingen (UFSC) e Suzani Cassiani (UFSC) estão propondo o GT21 “Estudos CTS e Educação CTS: articulações pertinentes” no qual se discute questões de Educação CTS. Será no 7º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, que ocorrerá entre os dias 5 e 7 de outubro na Universidade de Brasília (UnB). As inscrições se encerram no dia 23 de julho.

 

Grupo de Trabalho Apresentadores Resumo Objetivos
 GT21

Estudos cts e educação cts: articulações pertinentes

 Suzani Cassiani (UFSC)

Tatiana Galieta (UERJ)
Edson Jacinski (UFTPR)
Irlan von Linsingen (UFSC)
 Os Estudos CTS e a Educação CTS são campos de conhecimento distintos, mas que têm se articulado buscando a desnaturalização dos significados que as ciências e tecnologias tradicionalmente assumem nos espaços formativos. Este Grupo Temático propõe aprofundar aspectos das contribuições que os estudos CTS oferecem à Educação CTS em todos os níveis de ensino e modalidades de formação em ciência e tecnologia. Mais especificamente, busca reunir pesquisas que discutem as articulações da educação científica e tecnológica com a sociologia, filosofia, história e antropologia das ciências e das tecnologias, de modo a contemplar novas epistemologias e metodologias de ensino que contribuam para reflexões em torno das implicações sociocientíficas e sociotécnicas, democratização das ciências e tecnologias, bem como outros aspectos silenciados e/ou ausentes que podem contribuir com os Estudos CTS
– Debater os estudos sobre a Educação científica e tecnológica (ECT) que contemplem abordagens articuladas com os Estudos CTS, as Epistemologias do Sul e os Estudos de Colonialidade.
– Discutir os papéis dos atores da educação científica e tecnológica (docentes, discentes, comunidade, Estado) em propostas e relatos de experiências e pesquisas empíricas que tenham interface com os Estudos e a Educação CTS.
– Discutir as tendências educacionais relacionadas aos distintos olhares sobre CTS e sobre a educação científica e tecnológica, incluindo questões ambientais, de saúde e de gênero;
– Debater trabalhos de investigação em educação científica e tecnológica com perspectiva CTS no âmbito da educação formal, não formal e informal

Clique aqui para acessar mais informações