7º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade

23/06/2017 09:23

ESOCITE – Encontro da Associação Brasileira de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia

Os professores Tatiana Galieta (UERJ), Edson Jacinski (UTFPR), Irlan von Linsingen (UFSC) e Suzani Cassiani (UFSC) estão propondo o GT21 “Estudos CTS e Educação CTS: articulações pertinentes” no qual se discute questões de Educação CTS. Será no 7º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, que ocorrerá entre os dias 5 e 7 de outubro na Universidade de Brasília (UnB). As inscrições se encerram no dia 23 de julho.

 

Grupo de Trabalho Apresentadores Resumo Objetivos
 GT21

Estudos cts e educação cts: articulações pertinentes

 Suzani Cassiani (UFSC)

Tatiana Galieta (UERJ)
Edson Jacinski (UFTPR)
Irlan von Linsingen (UFSC)
 Os Estudos CTS e a Educação CTS são campos de conhecimento distintos, mas que têm se articulado buscando a desnaturalização dos significados que as ciências e tecnologias tradicionalmente assumem nos espaços formativos. Este Grupo Temático propõe aprofundar aspectos das contribuições que os estudos CTS oferecem à Educação CTS em todos os níveis de ensino e modalidades de formação em ciência e tecnologia. Mais especificamente, busca reunir pesquisas que discutem as articulações da educação científica e tecnológica com a sociologia, filosofia, história e antropologia das ciências e das tecnologias, de modo a contemplar novas epistemologias e metodologias de ensino que contribuam para reflexões em torno das implicações sociocientíficas e sociotécnicas, democratização das ciências e tecnologias, bem como outros aspectos silenciados e/ou ausentes que podem contribuir com os Estudos CTS
– Debater os estudos sobre a Educação científica e tecnológica (ECT) que contemplem abordagens articuladas com os Estudos CTS, as Epistemologias do Sul e os Estudos de Colonialidade.
– Discutir os papéis dos atores da educação científica e tecnológica (docentes, discentes, comunidade, Estado) em propostas e relatos de experiências e pesquisas empíricas que tenham interface com os Estudos e a Educação CTS.
– Discutir as tendências educacionais relacionadas aos distintos olhares sobre CTS e sobre a educação científica e tecnológica, incluindo questões ambientais, de saúde e de gênero;
– Debater trabalhos de investigação em educação científica e tecnológica com perspectiva CTS no âmbito da educação formal, não formal e informal

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